Santa Cruz no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Sete de Setembro

Por: Felipe Holanda

Duelo terrestre. Enquanto a Cobra Coral quer destilar seu veneno pela primeira vez com Alexandre Gallo, o Lobo-Guará, laterna, tem a missão de pôr terra nas pretensões tricolores. Santa Cruz e Sete de Setembro se enfrentam neste domingo (25) às 16h, no Arruda, pela 8ª rodada do Campeonato Pernambucano.

Gallo e o Mais Querido têm chance de ouro de confirmar os três pontos. Separamos tudo sobre os setembrinos, que atualmente amargam a última colocação do Estadual, com principais movimentações táticas, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais.

Com a corda no pescoço e em busca da primeira vitória, o Sete pode ter algumas novidades na escalação, pelo menos no que diz respeito às peças. Grafite, que iniciou no banco de reservas frente ao Sport, deve retornar à titularidade. Com ele, Pedro Manta mantém o tradicional 4-3-3 em busca de profundidade no ataque e se fechando com duas linhas de quatro na defesa.

Provável formação dos alviverde contra o Santa (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Ineficiente. É o melhor adjetivo para definir o ataque do Sete, amargando a pior marca ofensiva, com apenas quatro gols em toda a competição. Pouco organizado taticamente, o time costuma apostar no 4-2-3-1, tendo mais mobilidade na penúltima linha e tentando dar amplitude ao jogo de posse.

Alviverde tentando se organizar no ataque (Imagem: Premiere)

Os laterais tendem a subir para o apoio, mas não com tanta frequência. Por isso, o Lobo-Guará foca mais suas jogadas pelo meio, buscando um jogo apoiado para infiltrar na marcação adversária. Desta forma, por outro lado, a equipe perde em criação.

O outro ponto fraco é a pouca participação dos volantes na construção ofensiva, o que acaba ocasionado em ligações diretas sem objetividade. É um dos desafios de Manta, que faz sua segunda partida à frente dos setembrinos. O ataque alviverde não flui bem.

COMO DEFENDE

Se o ataque peca, a defesa costuma ser um pouco mais efetiva. Com duas linhas de quatro na maioria das situações, o Sete tem a menor média de gols sofridos do Z-4, com nove. Levando em consideração a quantidade de chances que o adversário tem por jogo, o número que pode ser considerado positivo.

Além do 4-4-2 ou 4-5-1, os setembrinos também se defendem com uma linha de cinco. Explorando um 5-3-2, mas pouco organizado, a estratégia mostrou que pode ser perigosa, principalmente casos os extremos rivais explorem a velocidade com o apoio dos laterais.

Compactação setembrina na defesa (Imagem: Premiere)

A aposta é marcar em bloco médio tentando impedir a fluidez da troca de passes do adversário para ter mais chances de um desarme. Com pouca movimentação, porém, o Lobo-Guará não tem um sistema defensivo confiável. Mais uma dor de cabeça para Manta.

PARA FICAR DE OLHO

Airon (GOL): A eficácia defensiva do Sete passa diretamente pelas mãos do goleiro Airon. Com bom senso de posicionamento, é um dos poucos destaques do Lobo-Guará no Pernambucano, acumulando defesas importantes. Além disso, tem um bom aproveitamento com os pés.

Willams Luz (LAT): Amplitude e velocidade são as principais características do lateral-esquerdo setembrino. Revelado nas categorias de base do Santa Cruz, o atleta de 23 anos tem um gol marcado no Estadual e é um dos candidatos a Lei do Ex.

Grafite (ATA): Mesmo tendo iniciado no banco na primeira partida de Pedro Manta, contra o Sport, Grafite deve retornar ao time com méritos. Sai dos seus pés o primeiro rabisco das jogadas setembrinas. O atacante é uma boa válvula de espace pelos lados e também pode cortar para dentro, sendo um alerta constante à marcação adversária.

Créditos da foto principal: Divilgação/Afogados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: