Náutico no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Afogados

Por: Anderson D’wirvelle

Desafiante da vez. O Afogados tem a missão de fazer o que outros sete times tentaram e não conseguiram no Campeonato Pernambucano: parar o líder Náutico. Invicto e com 100% de aproveitamento, o Timbu busca bater recordes. Confronto acontece nesta segunda-feira (26) às 20h, nos Aflitos, fechando a 8ª rodada do Estadual.

Além da atual fase dos donos da casa, a Coruja terá que quebrar um tabu de nunca ter vencido a equipe da Rosa e Silva pelo Pernambucano se quiser os três pontos. Separamos tudo sobre o adversário alvirrubro, com principais movimentações táticas, números, jogadores para ficar de olho e muito mais dos afogadenses.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

A tendencia é que Sérgio China não deva promover tantas novidades na equipe, mesmo com dúvidas. No meio-campo, Cal já está recuperado de lesão muscular e, por não ter sido acionado na última partida, pode pintar contra seu ex-clube. No ataque, por outro lado, Piauí sentiu desconforto na coxa frente ao Vera Cruz e Índio pode entrar entre os 11.

Coruja tem duas dúvidas para encarar o Timbu (Feito no TacticalPad)

COMO ATACA

O ataque do Afogados passa diretamente pelos pés de Frank e Vinícius Vargas, destaques do time no Pernambucano. Formando um 4-2-3-1, explora muita movimentações na última linha e não precisa de muitos toques na bola para chegar à zona de arremate, concentrando a maioria de sus jogadas pelo chão.

Enquanto Vargas abre na direita, Frank cai no lado oposto, sempre dando amplitude e também caindo por dentro, ora um, ora outro. Explorando um 4-3-3, a Coruja costuma ser perigosa, tendo Piauí na referência. Foi assim que marcou boa parte de seus sete gols no Estadual, como sobre o Vera Cruz.

Outra alternativa é atacar no 4-1-4-1, caso queira usar mais os jogadores dos lados. Assim, Vargas e Frank podem ser acionados tanto pelo pivô do centroavante, tendo apoio dos meio-campistas na criação como a investida dos laterais, sempre presentes com muita intensidade.

Trinca ofensiva dos afogadenses (Imagem: MyCujoo)

COMO DEFENDE

O Afogados se defende em duas linhas de 4, mais os dois homens avançados pressionando os volantes adversários. Com blocos médio-baixos, busca se posicionar tendo, geralmente, todos os jogadores de linha no campo de defesa, o que pode provocar um contra-ataque dinâmico e confundir mais o adversário.

O primeiro volante e Jordan normalmente são os dois homens por dentro na segunda linha de quatro. Assim, dão boa proteção à defesa e ajudam muito nas coberturas laterais, ainda contando com a ajuda dos pontas, que recompõem pelas beiradas para fechar mais os espaços.

O time se posta em linha média, deixando a saída de bola do adversário com mais liberdade. Dessa maneira, faz uma pressão maior no portador da bola a partir do meio-campo, principalmente tendo o primeiro combate ainda com a dupla mais adiantada. Caso seja infiltrada, os demais atletas tentam bloquear o máximo de brechas possíveis para evitar as investidas.

Afogados se defende com duas linhas de quatro (Imagem: MyCujoo)

PARA FICAR DE OLHO

Thalison (LE) – Ótimo escape pelo lado esquerdo, o lateral apoia bastante e tem sido um dos principais jogadores da equipe quando ela está na fase ofensiva. Além disso, tem sido importante também nas bolas paradas, o que pode ser uma arma dos sertanejos.

Vargas (PD) – Meia canhoto de bom chute de fora da área, arma muito bem a equipe e é o jogador que deixa os companheiros em condições de finalizar. Atuando mais adiantado e pelo lado direito, é responsável pelas principais investidas, seja criando ou finalizando.

Frank (PE) – Apesar de não atuar centralizado, na referência, é o artilheiro do time no Estadual. Tem sido letal quando recebe a bola próximo do gol e já balançou as redes por quatro vezes, atrás apenas de Kieza e Erick. É um jogador forte, de boa mobilidade e que finaliza muito bem.

Créditos da foto principal: Romário Silva/Afogados FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: