Santa Cruz no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Retrô

Por: Felipe Holanda

Decisão. Em jogo considerado de seis pontos, o Santa Cruz encara o Retrô na Arena de Pernambuco buscando se manter vivo na luta pela classificação à segunda fase do Campeonato Pernambucano. Duelo está marcado para esta quarta-feira (29) às 18h45, na Arena de Pernambuco, em partida atrasada pela 4ª rodada do Estadual.

Vivendo momento conturbado e ainda sem a presença de Bolíviar, recém-anunciado, o Tricolor será comandado por Roberto de Jesus e precisa responder positivamente dentro de campo para não se complicar ainda mais no Pernambucano. Separamos tudo sobre o próximo adversário coral: principais movimentações táticas, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais da Fênix.

Comandando por Nilson Corrêa, o auriazulino deve manter a base tática, apostando num 4-3-3 de transições rápidas com a bola, e se fechando num 4-1-4-1. O Lateral-esquerdo Guilherme e o atacante Braga seguem como desfalque, pois também não atuaram contra o Sport por lesão. Já o volante Lucas Gonçalves, que foi ausência por suspensão, retorna à titularidade diante da Cobra Coral.

Provável formação do Retrô ante os tricolores (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Intenso, cortante, quebrando linhas. O ataque do Retrô em 2021 já se mostrou incisivo, seja nos homens de meio ou de frente. Num 4-3-3, consegue infiltrar na defesa adversária geralmente pelos lados do campo, tendo os extremos como armas principais. Outro que chega bem ao ataque é Kauê, um dos principais destaques do time até aqui.

Quando busca chegar ao gol, a equipe de Nilson aposta num tridente ofensivo com muitas movimentações. Se tiver espaços próximo à grande área adversária, este tripé pode causas estragos e, no mínimo, criar chances de perigo à meta de Jordan.

Um dos méritos da Fênix é a organização ofensiva. Saindo lá de trás, o time sabe trabalhar bem a bola e geralmente não precisa de muitos toques para chegar à zona de arremate, com os laterais e volantes sendo fundamentais na construção.

Num 4-3-3, Retrô se organiza para atacar (Imagem: Darlando Barros/Especial para o Pernambutático)

COMO DEFENDE

Se o ataque é efetivo, o mesmo não pode-se dizer da defesa. Com 12 gols sofridos em sete jogos, o Retrô tem um dos sistemas defensivos mais vazados. Vendo seu time pouco compactado, Nilson terá que se organizar para não dar chances aos corais, preenchendo mais o meio e os lados.

A principal aposta auriazulina é formar um 4-1-4-1 em busca de minimizar os espaços para ter boas chances de roubar a bola, geralmente marcando alto e por pressão. Outra alternativa é explorar o tradicional 4-4-2, deixando poucas brechas entrelinhas com o objetivo de dificultar a troca de passes do adversário.

Fênix fechada na defesa (Imagem: MyCujoo)

A equipe de Camaragibe tende a ser falha pelos lados, mesmo marcando com pouca amplitude. Diante de rivais incisivos e trocas rápidas de passes, existe a grande possibilidade de deixar a meta exposta. Pode ser um alento para os corais, que serão comandados por Roberto de Jesus e precisam urgentemente da vitória.

PARA FICAR DE OLHO

Gelson (VOL): Peça fundamental na progressão de posse auriazulino, Gelson é um dos pilares do time. Tem uma boa visão de jogo e sabe se movimentar bem, sejando com ou sem a bola. Pode jogar como volante e um pouco mais à frente, fazendo a função de meia.

Kauê (MC): O mais consciente do time, Kauê é o grande alicerce do meio de campo do Retrô. É dotado de uma ótima noção de tempo e espaço, geralmente em busca de jogadas verticais que possam ferir a equipe adversária. Além disso, finaliza bem e já tem dois gols anotados neste Pernambucano.

Janderson (PE): Após brilhar em 2020, Janderson foi para o Manaus, mas voltou à Fênix. O jogador é a principal válvula de escape pelo lado esquerdo, dando amplitude e verticalidade para quebras as linhas rivais. Apesar de ainda não ter marcado gols, tem sua importância tática por atuar mais entrelinhas e infiltrado na marcação adversária, além de um bom chute de média distância.

Créditos da foto principal: Joedson Moura/Retrô FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: