Fora o baile: análise Sport 3 x 0 Náutico

Por: Mateus Schuler

Venceu e convenceu. Em atuação amassadora, o Sport derrotou o Náutico por 3 x 0 0 neste domingo (2), na Ilha do Retiro, encerrando a invencibilidade do rival na última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano. Se impondo como mandante, o Leão rugiu mais alto e vai às semifinais embalado.

Os rubro-negros, por terem terminado na vice-liderança, encaram agora o vencedor entre Salgueiro e Vera Cruz, 3º e 6º colocados, respectivamente. Já os alvirrubros, por sua vez, enfrentam o ganhador de Santa Cruz e Afogados, que encerraram na 4ª e 5ª posição; partidas possuem mandos dos melhores posicionados.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Os leoninos foram com a manutenção do 4-2-3-1, mas sem ter a presença de Thiago Neves, preservado para a fase final. Assim, Thiago Lopes ganhou a vaga na armação, enquanto Mikael foi acionado no ataque – apesar da volta de Tréllez depois de cumprir suspensão – e Júnior Tavares na cabeça de área junto a Marcão.

Leão teve novidades entre os titulares (Feito no Tactical Pad)

Conforme esperado, Hélio optou por manter também o 4-2-3-1 já tradicional desde a chegada à equipe alvirrubra. Como esperado, poupou os jogadores pendurados – Camutanga, Djavan, Rhaldney e Vinícius – para evitar baixa na semifinal; com isso, Ronaldo Alves, Matheus Trindade, Marciel e Bryan entram entre os 11.

Timba foi manutenção da base tática e sem os pendurados (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Apesar do empate ser suficiente para se garantir na semi, o Sport começou presente ao ataque e marcando em cima, deixando o Náutico sufocado na defesa. Logo aos quatro minutos, após um escanteio marcado erradamente, Neílton pegou a sobra, tabelou com Maidana e soltou o pé ao invadir a área sem dar chances a Alex Alves.

Postado no 4-1-2-3, apoiado dos laterais, o Leão se manteve intenso quando atacou e buscou explorar todas as brechas para ampliar a vantagem. Já os alvirrubros, por outro lado, procuraram opções tentando chegar ao empate e tiveram duas grandes chances quando Marciel chutou de fora da área, mas ambas pararam em defesas de Maílson.

Leoninos foram intensos quando foram ao campo ofensivo (Imagem: Rede Globo)

Com a marcação mais arrojada e sem dar espaços às infiltrações do Timbu, os leoninos passaram explorar o lado esquerdo do setor ofensivo e foram às redes mais uma vez. Neílton foi lançado por Júnior Tavares e viu passagem de Sander, que entrou nas costas de Hereda e bateu cruzado; a bola desviou em Ronaldo Alves e enganou Alex Alves.

Para a etapa final, os treinadores voltaram sem modificações, inclusive no modelo proposto ao confronto. Com um 4-4-2 de blocos médio-baixos, os rubro-negros continuaram apostando no contra-ataque, enquanto que os alvirrubros não eram criativos ao atacar. Na bola parada, os donos da casa sacramentaram a vitória: Patric cobrou falta na área e Adryelson cabeceou ao fundo do gol.

Leoninos se defenderam solidamente com duas linhas de 4 (Imagem: Rede Globo)

A larga vantagem deu mais tranquilidade a Umberto Louzer, que promoveu as entradas de Everaldo e Sabino nas vagas de Toró e Maidana, lesionado. O Timba, contudo, já havia buscado se atirar mais ao setor ofensivo e seguiu ao ter Paiva e Carpina nos lugares de Erick e Jean Carlos, pouco efetivos nas jogadas de ataque.

As equipes procuraram alternativas para tentar mudar o placar, porém não tiveram a pontaria afiada. O Náutico teve chance quando Giovanny recebeu pela esquerda e puxou para a direita, mas parou em boa defesa de Maílson. Pelo lado do Sport, logo em seguida, Maxwell foi servido por Everaldo e bateu em cima do goleiro adversário.

Alvirrubros se fecharam no 4-2-3-1 para povoar o meio, mas sem sucesso (Imagem: Rede Globo)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Um comentário em “Fora o baile: análise Sport 3 x 0 Náutico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: