Por: Felipe Holanda
O Retrô voltou a vencer, mas não avançou à segunda fase no Campeonato Pernambucano. Mesmo com os 3 x 0 sobre o Vitória neste domingo (2), na Arena de Pernambuco, a Fênix amargou a sétima colocação e vai disputar o quadrangular contra o rebaixamento ao lado do Taboquito.
Além deles, Central e Sete de Setembro também lutam para se manter na elite do Estadual. Dois se salvam e dois caem. Na próxima quarta-feira (5), o auriazulino recebe o Central, enquanto o Tricolor das Tabocas encara o Sete de Setembro, no Gigante do Agreste.
Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração
Na escalação, em sua estreia no comando, Luizinho Vieira promoveu novidades, a começar pelo retorno de Jean ao gol. Além dele, Neilson iniciou na reserva, com Mathaus entre os titulares. Apesar das mudanças, a equipe manteve a base tática: o 4-3-3 de transições rápidas e agudas.

COMO FOI
Com a bola rolando, o Retrô dominou o jogo do início ao fim. Postada no 4-2-3-1 bem compactada, a Fênix conseguiu envolver o Taboquito e não demorou para abrir o placar, com Gélson. Após escanteio de Janderson, o meio-campista desviou levemente na bola, o suficiente para chegar ao gol de cabeça.

Variando frequentemente pra o 4-3-3, o time de Luizinho mandava e desmandava no terço final de campo com passes curtos e médios à procura de alguém desmarcado. Do outro lado, o Vitória tentava se fechar com duas linhas de 4, tentando fechar os espaços pelo meio.
Apesar do domínio pelo chão, a Fênix levava mais perigo nas bolas aéreas. E foi justamente assim que saiu o segundo gol, com Diego. Neílson levantou na área e o ex-zagueiro do Náutico testou firme para vencer Preto e ampliar a vantagem auriazulina na Arena de Pernambuco: 2 x 0.
Precisando esboçar reação, o Tricolor das Tabocas resolveu se fechar ainda mais na defesa, explorando uma linha de 5, formando um 5-4-1. Assim, freava um pouco as investidas do Retrô, mas não tinha escape para saídas em contra-ataque e pouco aproveitava a posse de bola.

No fim, após troca de passes envolvente, Thiaguinho saiu cara a cara com Preto e tocou na saída do goleiro para selar o placar em 3 x 0. Uma vitória que não valeu muita coisa, mas serviu para Luizinho Vieira estrear com o pé direito.
Créditos da foto principal: Abne Quintino/Retrô FC