Lado a lado: o que esperar taticamente de Salgueiro x Vera Cruz

Por: Guilherme Batista

Duelo de ex-laterais. Se o Salgueiro do recém-assumido Marcos Tamandaré quer se manter firme na briga pelo título, o Vera Cruz de Edson Silva sonha com uma vaga na semifinal. Confronto está marcado para esta quarta-feira (5) às 18h45, no Cornélio de Barros, pelas quartas do Campeonato Pernambucano.

Nesta análise, o Pernambutático separou para os torcedores envolvidos todos os detalhes táticos dos adversários, possíveis escalações, números e muito mais. O vencedor do duelo avança para a semifinal, onde enfrentará o Sport, na Ilha do Retiro.

Buscando dar continuidade ao trabalho de Daniel Neri, Marcos Tamandaré já demonstrou que não deverá mudar a estrutura tática do Salgueiro. Mantendo o 4-3-3, a equipe sertaneja aposta em rápidas transições pelos lados do campo para levar perigo à meta rival.

Caso Alan não reúna condições, Sinho deverá atuar improvisado na LE. (Feito na TacticalPad

E também é no 4-3-3 que o Vera Cruz deve atuar. A equipe que renasceu sob o comando de Edson Miolo é muito aguda e aposta na boa movimentação dos seus homens de frente, podendo adotar um 4-1-2-3 quando necessário.

Com força máxima, Galo do Maués deverá optar por continuidade no 4-3-3 (Feito no TacticalPad)

COMO ATACA O CARCARÁ

Adotando um 4-3-3 onde um dos volantes costuma sempre chegar como elemento surpresa, o Carcará não faz questão de ter a pose de bola. Acelerando suas jogadas e quase sempre buscando lateralizar suas investidas, a equipe sertaneja depende muito de seus homens de lado.

Além dos pontas, o apoio dos laterais é extremamente importante para o bom funcionamento ofensivo da equipe. Tanto para iniciar as jogadas, quanto para finalizar elas no terço final do campo.

Jogo apoiado para iniciar o ataque. Uma das virtudes do Carcará. (Imagem: MyCujoo)

Os volantes também são fundamentais na organização ofensiva. Enquanto um fica na contenção e aprofunda entre os zagueiros para dar início a construção do ataque, os outros dois têm liberdade para flutuar e auxiliar ou até mesmo pisar na área como elemento surpresa.

A saída de Ciel, no entanto, ainda parece ser um grave problema para a equipe. Napão vem sendo utilizado na posição e fez dois gols nos últimos jogos, apesar disso, a movimentação ofensiva diminuiu consideravelmente e o time ficou previsível.

COMO ATACA O GALO

Com intensa movimentação dos homens de frente e troca de posições, o Vera Cruz é bastante incisivo na fase ofensiva, podendo adotar o tradicional 4-3-3, como também pode variar para um 4-2-3-1 e, por vezes, até mesmo um 4-2-4.

Vera performando no 4-2-3-1 na fase ofensiva. (Imagem: MyCujoo)

A equipe de Edson também costuma exercer forte pressão na saída de jogo da equipe adversária, para que possa recuperar a bola o quanto e ser agudo, buscando encontrar uma defesa frágil e exposta. Para isso, os homens de frente se movimentam de maneira orquestrada, para que as linhas não fiquem desajustadas.

COMO DEFENDE O CARCARÁ

Quase sempre com blocos médios, o Salgueiro costumeiramente adota um 4-1-4-1 na hora de se defender. Com a saída de Bruno Sena, Moreilândia ficou encarregado de ser o cabeça de área.

4-1-4-1 característico da equipe sertaneja. (Imagem: NordesteFC)

A tentativa é sempre preencher bem o meio de campo para dificultar ao máximo a troca de passes da equipe adversária, que por vezes precisa recuar a jogada para o goleiro. Quando isso acontece, por vezes o Carcará sobe um pouco suas linhas e pressiona os defensores.

Apesar disso, nem tudo são flores. Quando os zagueiros sobem para atacar no escanteio, as linhas sertanejas apresentam graves brechas que podem e costumam ser exploradas pelos rivais. Além disso, quando pressionada, a defensiva salgueirense costuma errar passes e gerar momentos de perigo.

COMO DEFENDE O GALO

Tal qual seu adversário, o Galo do Maués também opta por um 4-1-4-1 na fase defensiva, povoando o meio e também as laterais, buscando assim forçar o erro de passes da equipe adversária. Os blocos e a pressão variam de acordo com o momento do jogo.

Subindo suas linhas, Galo do Maués manteve seu 4-1-4-1. (Imagem: MyCujoo)

Há no entanto, um grave problema: a lentidão na recomposição defensivas. Com seus laterais subindo bastante para apoiar, sobretudo Leo Cotia, o Galo por vezes não consegue se organizar defensivamente a tempo de parar a investida adversária.

Na última rodada da primeira fase, jogando pelo empate, o Vera mostrou uma variação para um 5-4-1 defensivo. Caso saia em vantagem, talvez os comandados de Edson optem por adotar uma postura ainda mais cautelosa.

DESTAQUES INDIVIDUAIS DO SALGUEIRO

Cesar Tanaka (GOL): Peça fundamental no título estadual de 2020, o goleiro se recuperou de lesão e retomou a titularidade nas últimas partidas. Além da segurança e qualidade com a bola nos pés, o goleiro é uma das lideranças desse elenco.

Renato Henrique (MEI): Principal jogador da equipe na temporada 2020, Renato voltou para o Carcará após rápida passagem no Hercílio Luz. Apesar de não ter assumido a titularidade, pode mudar os rumos de uma partida quando acionado.

Tarcísio (ATA): É fato que o atacante não faz sua melhor temporada, ainda assim, a constante movimentação e criação de espaços no ataque fazem de Tarcísio um jogador de grande importância.

DESTAQUES INDIVIDUAIS DO VERA CRUZ

Leo Cotia (LD): Responsável por dar profundidade as investidas ofensivas do Galo, o lateral é importante válvula de escape da equipe. Aliando velocidade com qualidade nos passes e cruzamentos, é extremamente perigoso.

Pedro Maycon (ATA): Velho conhecido da torcida do Santa Cruz, o atacante parece ter reencontrado o seu melhor futebol no Galo. Um dos artilheiros da equipe na competição, tem bom posicionamento e poder de finalização.

Romarinho (ATA): Apesar de pecar em algumas finalizações, o atacante é o outro artilheiro da equipe. Apesar disso, sua melhor característica é a velocidade e amplitude que pode dar ao ataque do Galo.

Créditos das fotos principais: Rômulo Alcoforado e Arthur Rodrigues/Vera Cruz FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: