Tudo outra vez: análise Central 0 x 0 Sete de Setembro

Por: Guilherme Batista

Central e Sete de Setembro voltaram a se encontrar no Campeonato Pernambucano 2021 e foi tudo outra vez. Em partida disputada neste domingo (9), válida pela segunda rodada do quadrangular do rebaixamento, a bola se recusou a balançar as redes e terminou do jeito que começou.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Elenilson Santos manteve o esquema com três zagueiros, no entanto, sacou Issa da lateral esquerda e optou por ir com Júnior Lemos, que originalmente é um meia, na ala. Desta forma, a Patativa se comportou num 3-4-3. Do lado garanhuense, Pedro Manta veio a campo num 4-1-4-1, com Lucas Gomes de volante, entre as duas linhas de 4, com Gustavo na referência.

Times entraram com posturas totalmente distintas (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Assim que começou o jogo, as propostas logo ficaram claras. Se a Patativa tentou se impor em casa, o Lobo Guará apostou no contra-ataque para sair com a vitória de Caruaru. A primeira boa oportunidade da partida veio aos 12 minutos, quando Diego Ceará saiu cara a cara com Airon, mas finalizou sem força, facilitando a defesa do arqueiro setembrino.

Com as linhas muito distantes, o Sete deixou espaços que o Central buscou explorar, principalmente com bolas longas. Desta forma, os homens de frente alvinegros, quando acionados, tinham liberdade para progredir em campo. E foi assim que quase abriram o placar, após Djair tabelar com Diego Ceará e finalizar para boa intervenção do camisa 1 adversário.

Apenas nos minutos finais da primeira etapa que os comandados de Pedro Manta diminuíram os espaços e ficaram mais compactados, dificultando o estilo de jogo centralino. A grande chance alviverde veio depois de Williams Luz levantar a bola com maestria para Rodrigo finalizar e Wallef fazer milagre na meta.

Na volta dos vestiários, os garanhuenses subiram um pouco mais as linhas, tentando pressionar a saída de bola da equipe alvinegra. Buscando minar a liberdade de Junior Lemos, Pedro Manta inverteu Rodrigo e Grafite, mas logo desfez a mudança e os jogadores voltaram para suas posições iniciais, pois não teve sucesso.

Atuando no 3-4-3, Patativa teve bons momentos na primeira etapa, sobretudo explorando o lado direito do ataque. (Imagem: MyCujoo)

Para recuperar o controle da partida, Elenilson Santos puxou Diego Palhinha à ala esquerda e colocou Júnior Lemos formando o trio ofensivo. Assim, o time caruaruaense voltou a incomodar. Após boa jogada individual de Lemos, a bola caiu com Diego Ceará, que bateu para boa defesa de Airon. Em seguida, após bola alçada na área, Renan cabeceou contra a própria meta e o goleiro alviverde operou um milagre para evitar o gol.

A resposta de Pedro Manta foi um tanto quanto curiosa. O treinador optou por tirar Diogo Capela, meia de criação, para acionar o volante Glauber. A mudança, no entanto, acabou liberando as subidas de Douglas Pelé, que começou a incomodar bastante a defensiva caruaruense, porém sem obter êxito imediato.

Com o passar do tempo, a tensão e o drama começaram a tomar conta do duelo, sendo os goleiros fundamentais para isso. Primeiro foi Airon que fez a intervenção em cabeçada de Diego Ceará. Depois, entretanto, Wallef parou uma tentativa de Nêgo de Brejão, que já comemorava, ao fazer um milagre de mão trocada.

Ao apito final, o 0 a 0 prevaleceu, tal como na outra vez que se enfrentaram. O resultado mantém o Central segue matematicamente vivo, mas precisará de combinação de resultados para evitar o segundo rebaixamento de toda sua história. Já o Lobo Guará depende apenas de si para escapar de voltar à A-2 no ano em que voltou.

Linhas de marcação dos alviverdes jogaram muito distantes (Imagem: MyCujoo)

Créditos da foto principal: Carlos Recúpero/Central

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: