O último canto na elite: análise Central 0 x 2 Vitória

Por: Guilherme Batista

A esperança deu lugar a tristeza. Três anos após ser vice-campeão, o Central está rebaixado à segunda divisão no Campeonato Pernambucano. Precisando vencer e torcer por um tropeço do Sete de Setembro, a Patativa perdeu por 2 x 0 para o Vitória nesta segunda-feira (17), no Lacerdão, e deu adeus à elite. Resultado também não foi suficiente para o Taboquito, que vai disputar a Série A2 do Estadual.

Elenilson optou por manter a Patativa no esquema três zagueiros, com uma única mudança em relação ao empate em 0 a 0 diante do Sete de Setembro: Allan Miguel, lesionado, deu lugar a Madson no trio defensivo. Pelo lado do Taboquito, várias mudanças para o duelo decisivo, mas mantendo seu 4-3-3.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Formações iniciais da Patativa e do Taboquito (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A tensão reinou no Lacerdão. Desde o primeiro minuto, Central e Vitória travaram um duelo de muita marcação, poucos espaços e muita tensão. Jogando em casa, a Patativa tentou tomar a iniciativa da partida, tendo a posse de bola nos primeiros movimentos, mas pouco produzia.

Na melhor das oportunidades, Eduardo Favero levou a bola pra linha de fundo e cruzou na medida para Diego Ceará, livre de marcação, perder uma chance de ouro para a Patativa. Percebendo as dificuldades da equipe caruaruense na criação, o Taboquito começou a avançar suas linhas e dificultar ainda mais a troca de passes alvinegra.

E foi assim que o Tricolor das Tabocas chegou ao gol. Após forçar o erro da Patativa, Leozinho tocou para Misso, que enxergou Palominha passando em velocidade nas costas de Djair e acionou o camisa 7, que foi derrubado no limite da grande área. O volante centralino foi expulso e na cobrança da falta, Caaporã abriu o placar no Lacerdão.

Lance que gerou o primeiro gol (Imagem: MyCujoo)

Com a vantagem no placar, o Taboquito recuou novamente suas linhas, alternando entre um 4-5-1 e um 4-1-4-1, esperando o erro do Central para tentar ampliar. O alvinegro caruaruense, por sua vez, adotou um 4-2-1-2, com Junior Lemos e Palhinha se revezando na criação. A Patativa voltou a assustar nos acréscimos, quando Erivan acertou belo chute para defesa de Preto. Desta forma, o primeiro tempo terminou com vitória parcial do Tricolor das Tabocas.

Sem mudança no retorno dos vestiários, as duas equipes voltaram ainda mais nervosas, errando muitos passes e cometendo faltas a todo momento. Precisando vencer a qualquer custo, Elenilson Santos sacou Nininho e Palhinha para acionar Denilson e Palacios, posicionando o Central num 4-1-4 na tentativa desesperada da permanência.

Como consequência, o time ficou completamente exposto e dando espaços para o contragolpe do Tricolor das Tabocas, que soube aproveitar. Everton Felipe foi derrubado dentro da área por João Victor, penalidade assinalada e bem cobrada por Leozinho, que ampliou o marcador.

O segundo gol trouxe ainda mais tranquilidade para o Taboquito, que passou a atuar no 4-2-3-1, povoando bastante o meio e forçando cada vez mais o Central aos erros ou as bolas longas, o Tricolor ficou extremamente confortável e só não fez mais gols porque Wallef estava inspirado.

Vitória em marcação adiantada com 2 x 0 de vantagem (Imagem: MyCujoo)

A vitória, no entanto, de nada adiantou. O triunfo do Sete de Setembro diante do Retrô fez com que Central e Vitória caíssem abraçados. A Patativa retorna a Série A2 após 17 anos. Já o Tricolor das Tabocas, após seis temporadas consecutivas na elite do futebol pernambucano, irá disputar a segunda divisão novamente.

Créditos da foto principal: Carlos Recúpero/Central

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: