Por: Guilherme Batista
Ainda sentindo as dores do rebaixamento no Estadual, o Central estreou mal na Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (5), não teve boa apresentação e foi derrotado pelo América-RN, por 1 x 0, em jogo disputado na Arena das Dunas.
Fazendo sua estreia sob o comando do Mecão, Daniel Neri escalou o América no 4-3-3 que o consagrou no Salgueiro. Do lado pernambucano, Júnior Baiano, tendo opções reduzidas, mandou a campo a Patativa num 4-1-4-1, com bastante novidade em relação ao time rebaixado no Estadual.
Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

COMO FOI
Com a bola rolando, o time potiguar tentou fazer valer o mando de campo desde os primeiros minutos, pressionando o Central. Com mais posse de bola e empurrando os pernambucanos para a defesa, o América lateralizou muitas jogadas para tentar furar a defensiva alvinegra, que variava entre um 4-1-4-1 e um 4-4-2.

No entanto, sem conseguir transformar a superioridade em chances claras, os comandados de Daniel Neri começaram a arriscar finalizações da entrada da área para tentar assustar a Patativa, que pouco fazia ofensivamente.
Na reta final da primeira etapa, o Dragão caiu de rendimento e começou a dar espaço aos centralinos, que mesmo sem tanto poder de criação, começaram a incomodar um pouco mais na partida, sobretudo com bolas aéreas. Apesar disso, os times desceram zerados para os vestiários.

No retorno dos vestiários, Júnior Baiano sacou Antônio Guilherme e Rogerinho para entradas de João Victor e Denilson, respectivamente. As alterações soltaram mais a equipe caruaruense, que passou a ter mais posse de bola e presença ofensiva.
Mesmo assim, a Patativa viu tudo ruir. Em um vacilo de Danielzinho, o América roubou a bola e encontrou a defesa pernambucana completamente desorganizada; melhor para Everton Heleno, que saiu cara a cara com Andrade e abriu o placar para o Mecão.
Em vantagem no marcador, a equipe potiguar se fechava num 4-1-4-1, esperando um vacilo pernambucano para espetar em velocidade. Os centralinos, por sua vez, continuavam com pouca criação e apostando em bolas alçadas na área ou em jogadas individuais, o que acabou sendo insuficiente para evitar a derrota.
Na próxima rodada, os americanos vão a Campina Grande para enfrentar o Campinense, enquanto que o Central fará sua estreia no Lacerdão, diante do Caucaia. O resultado negativo deixa o alvinegro, parcialmente, na lanterna do Grupo A-3.

Crédito da imagem principal: Canindé Pereira/América-RN