Náutico na Série B: como joga taticamente o Vitória

Por: Felipe Holanda

Choque de gerações. O Náutico de Hélio dos Anjos mede forças com o Vitória do jovem técnico Rodrigo Chagas buscando os três pontos para se manter no pelotão de cima na Série B do Campeonato Brasileiro. Confronto acontece às 20h desta segunda-feira (7) no Barradão, em Salvador, fechando a segunda rodada.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais movimentações táticas, estilo de jogo, provável escalação, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho, e muito mais do rubro-negro baiano.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Vindo de empate e buscando o primeiro triunfo nesta Segundona, o Leão de Rodrigo Chagas vai a campo com força máxima, exceto por uma ausência: Pedrinho, expulso contra o Guarani. Roberto, ex-Santa Cruz e o próprio Timbu, será o substituto na lateral esquerda. Assim, o time formará um 4-2-3-1 com variações constantes para o 4-4-2 ou 4-3-3, explorando os contra-ataques.

Como o Vitória deve encarar os alvirrubros (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

O Vitória vem mostrando um déficit ofensivo na temporada 2021. Com transição lenta, a equipe acaba caindo nas armadilhas da marcação adversária. A principal estratégia adotada é o 4-3-3, com leves variações ao 4-2-3-1, buscando espaços para progredir a posse e criar chances de perigo à meta rival.

Formando um 4-3-3, a equipe utiliza as chegadas dos laterais e volantes para explorar um jogo apoiado pelos lados, seja pela direita – este mais frequente – ou pela esquerda. O trio de ataque, formando por Guilherme, Samuel e David costuma dar muito mobilidade à construção rubro-negra. Por outro lado, a pouca rodagem pode pesar.

Movimentação ofensiva do Vitória diante do Guarani (Imagem: Sportv/Premiere)

“Trio com jovens. O experiente Dinei, ídolo da torcida, pode suprir. David ajuda bem na recomposição, diferente de Guilherme Santos, porém precisa melhorar na execução de passes e finalizações. Samuel precisa ser melhor municiado”

Marcello Góis, repórter na Band News Salvador

Recém contratado junto ao Jacuipense, Dinei chega para dar mais experiência ao elenco, mas deve iniciar o confronto com o Timbu como opção no banco de reservas. Outro atacante que pode fazer sua estreia é Ronan, ex-Atlético de Alagoinhas. Ambos já tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

COMO DEFENDE

Já defensivamente, o Vitória vem apresentando mais regularidade. Fechado com duas linhas de quatro, seja no 4-4-2 ou 4-1-4-1, a equipe consegue se compactar bem e frear as investidas do adversário, geralmente sofrendo poucos gols porque fecha o funil para bloquear os arremates.

Leão no 4-4-2 (Reprodução/EcvStats)

Outra virtude na defesa é a marcação pressão, como aconteceu diante do Internacional pela Copa do Brasil, apesar do revés por 1 x 0. Subindo as linhas, o time de Rodrigo Chagas dificultou bastante a saída de bola colorada, forçando o erro de passe.

“A defesa precisa ser melhor protegida. Zagueiros são de boa estatura e experiência, porém necessitam de suporte. Já os laterais ajudam bem na recomposição, auxiliando no sistema defensivo”

Marcello Góis, repórter na Band News Salvador

PARA FICAR DE OLHO

Ronaldo (GOL) – Uma das peças mais estáveis do elenco de Rodrigo Chagas. Ronaldo tem um bom aproveitamento debaixo das traves e mobilidade para defender bolas difíceis, além de ser importante no início da construção ofensiva dos rubro-negros. É titular absoluto.

Raul Prata (LD) – Velho conhecido do torcedor pernambucano, Raul Prata é um dos mais regulares do elenco rubro-negro. Com um bom aproveitamento nos passes – acertou 22 de 25 contra o Inter – o lateral é importante na progressão de posse do Vitória e também é útil na recomposição defensiva.

Soares (MEIA) – A cabeça pensante do time. Responsável pela construção de jogadas no terço final do campo, Soares também tem qualidades nos arremates de curta e média distância, tendo marcado o gol na estreia, no empate em 1 x 1 com o Guarani.

Colaborou: EcvStats

Créditos da foto principal: Pietro Carpi/EC Vitória

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: