Por: Felipe Holanda
Indicação de Hélio dos Anjos, Breno Lorran chega ao Náutico para suprir lacunas no elenco alvirrubro. Lateral-esquerdo de origem, Breno deve brigar pela titularidade na posição, já que Bryan vem atuando improvisado. Seu último clube foi o Nea Salamis, do Chipre. Antes, em 2018, trabalhou com o próprio Hélio, no Goiás.
Nesta análise, o Pernambutático destrincha tudo sobre o novo contratado, com principais características táticas, números na carreira, relatórios de ações por jogo, e como Breno pode se encaixar no esquema do comandante alvirrubro.
Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração
“Minha expectativa no Náutico é muito grande. Chego para agregar a um elenco muito forte. O clube foi campeão pernambucano com uma campanha brilhante. Espero que a Série B seja assim. Vamos, junto com o grupo, buscar o acesso para colocar o Náutico no lugar que não deveria ter saído, que é a Série A”
Breno Lorran, novo lateral do Náutico
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Breno Lorran tem como ponto forte o apoio, seja dando profundidade pelos lados ou cortando para dentro. Com 26 anos, tem velocidade para progredir a posse pelo lado esquerdo, passando e surgindo como opção para o passe. Ou seja, não se limita a um certo terço do campo, mesmo sendo lateral-esquerdo de origem.
Com a bola, Breno já mostrou qualidade na perna esquerda em cruzamentos e finalizações de média ou curta distância. Também tem bom aproveitamento nos passes em terços finais, costumeiramente utilizando um jogo apoiado a pontas, meias, volantes e até ao centroavante, estratégia que deve se repetir com Kieza no Náutico.

Nos Aflitos, a missão será tirar o “trono” de Bryan, um dos principais destaques no título pernambucano. Outro ponto a ser considerado é que Hélio fez uma troca dos laterais na última rodada, no triunfo sobre o Vitória por 1 x 0, em Salvador, com Hereda na esquerda e Bryan na direita.

Outro destaque apresentado por Breno foi as infiltrações no ataque, seja aparecendo para cruzar na área ou tentar a finalização. Jogador, inclusive, mostrou qualidade nos arremates de cabeça, tendo marcado dois gols desta forma.
BRENO NA RECOMPOSIÇÃO
Além dos predicados ofensivos, o novo lateral-esquerdo do Náutico pode ser útil na recomposição defensiva. Com um bom senso de posicionamento, já se mostrou efetivo nos desarmes e interceptações, principalmente pelo chão. No 4-4-2, compõe bem o lado esquerdo, geralmente marcado o lateral ou ponta adversário.

Quando bem postado, Breno costuma ser preciso para auxiliar os volantes e zagueiros. Por outro lado, já apresentou deficiências de velocidade para acompanhar as subidas dos atacantes rivais, algo que pode ser corrigido por Hélio.
Nas interceptações, tende a ser efetivo pelo corredor, mas também fecha bem por dentro. Num recorte de 2018 até hoje, Breno acumula 337 e pode ser importante no modelo de jogo de Hélio.

BRENO E HÉLIO DOS ANJOS
Sob a batuta de Hélio, Breno Lorran teve parceria de sucesso, conquistando o Campeonato Goiano de 2018 e avançando às oitavas de final da Copa do Brasil pelo Goiás. Em 20 jogos disputados com a camisa Esmeraldina, marcou três gols.
No futebol brasileiro, Breno foi revelado pelo Grêmio e disputou 15 jogos na equipe principal em 2015. Depois de uma experiência no Vitória de Guimarães, de Portugal, teve passagens por clubes como Brasil-RS, Figueirense e Londrina.
Créditos da foto principal: Gustavo Oliveira/LEC