Homem de confiança: o que esperar taticamente de Breno Lorran no Náutico

Por: Felipe Holanda

Indicação de Hélio dos Anjos, Breno Lorran chega ao Náutico para suprir lacunas no elenco alvirrubro. Lateral-esquerdo de origem, Breno deve brigar pela titularidade na posição, já que Bryan vem atuando improvisado. Seu último clube foi o Nea Salamis, do Chipre. Antes, em 2018, trabalhou com o próprio Hélio, no Goiás.

Nesta análise, o Pernambutático destrincha tudo sobre o novo contratado, com principais características táticas, números na carreira, relatórios de ações por jogo, e como Breno pode se encaixar no esquema do comandante alvirrubro.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

“Minha expectativa no Náutico é muito grande. Chego para agregar a um elenco muito forte. O clube foi campeão pernambucano com uma campanha brilhante. Espero que a Série B seja assim. Vamos, junto com o grupo, buscar o acesso para colocar o Náutico no lugar que não deveria ter saído, que é a Série A”

Breno Lorran, novo lateral do Náutico

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Breno Lorran tem como ponto forte o apoio, seja dando profundidade pelos lados ou cortando para dentro. Com 26 anos, tem velocidade para progredir a posse pelo lado esquerdo, passando e surgindo como opção para o passe. Ou seja, não se limita a um certo terço do campo, mesmo sendo lateral-esquerdo de origem.

Com a bola, Breno já mostrou qualidade na perna esquerda em cruzamentos e finalizações de média ou curta distância. Também tem bom aproveitamento nos passes em terços finais, costumeiramente utilizando um jogo apoiado a pontas, meias, volantes e até ao centroavante, estratégia que deve se repetir com Kieza no Náutico.

Mapa de cruzamentos com a bola rolando (Reprodução/Instat)

Nos Aflitos, a missão será tirar o “trono” de Bryan, um dos principais destaques no título pernambucano. Outro ponto a ser considerado é que Hélio fez uma troca dos laterais na última rodada, no triunfo sobre o Vitória por 1 x 0, em Salvador, com Hereda na esquerda e Bryan na direita.

Possível escalação com Breno de titular (Feito no Tactical Pad)

Outro destaque apresentado por Breno foi as infiltrações no ataque, seja aparecendo para cruzar na área ou tentar a finalização. Jogador, inclusive, mostrou qualidade nos arremates de cabeça, tendo marcado dois gols desta forma.

BRENO NA RECOMPOSIÇÃO

Além dos predicados ofensivos, o novo lateral-esquerdo do Náutico pode ser útil na recomposição defensiva. Com um bom senso de posicionamento, já se mostrou efetivo nos desarmes e interceptações, principalmente pelo chão. No 4-4-2, compõe bem o lado esquerdo, geralmente marcado o lateral ou ponta adversário.

Breno posicionado para interceptar a bola (Imagem: MyCujoo)

Quando bem postado, Breno costuma ser preciso para auxiliar os volantes e zagueiros. Por outro lado, já apresentou deficiências de velocidade para acompanhar as subidas dos atacantes rivais, algo que pode ser corrigido por Hélio.

Nas interceptações, tende a ser efetivo pelo corredor, mas também fecha bem por dentro. Num recorte de 2018 até hoje, Breno acumula 337 e pode ser importante no modelo de jogo de Hélio.

Mapa de bolas interceptadas (Instat/Reprodução)

BRENO E HÉLIO DOS ANJOS

Sob a batuta de Hélio, Breno Lorran teve parceria de sucesso, conquistando o Campeonato Goiano de 2018 e avançando às oitavas de final da Copa do Brasil pelo Goiás. Em 20 jogos disputados com a camisa Esmeraldina, marcou três gols.

No futebol brasileiro, Breno foi revelado pelo Grêmio e disputou 15 jogos na equipe principal em 2015. Depois de uma experiência no Vitória de Guimarães, de Portugal, teve passagens por clubes como Brasil-RS, Figueirense e Londrina.

Créditos da foto principal: Gustavo Oliveira/LEC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: