Santa Cruz na Série C: como joga taticamente o Ferroviário

Por: Felipe Holanda

Cores iguais, situações opostas. Santa Cruz e Ferroviário fazem duelo de corais pela Série C do Campeonato Brasileiro com objetivos distintos: enquanto os pernambucanos buscam sair da lanterna, cearenses miram a liderança. A bola rola às 20h desta segunda-feira (14), no Castelão, pela terceira rodada do Grupo A.

Separamos tudo sobre o próximo adversário do Mais Querido, com principais movimentações táticas, estilo de jogo, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho e muito mais do Tubarão da Barra.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Vindo de vitória sobre o Altos-PI, o técnico Francisco Diá não tem desfalques imediatos e enfrenta a Cobra Coral com o que tem de melhor no elenco. Assim, deve manter a base tática, explorando um 4-2-3-1 engatilhado para saídas no contra-ataque.

Provável formação inicial do Ferrão (Feito No Tactical Pad)

COMO ATACA

Pouco efetivo, mas intenso. Com apenas um gol marcado, o treinador coral ainda busca a fórmula ideal para o ataque do Ferroviário. A missão é dar mais imposição às últimas linhas, contando com as chegadas dos meias no terço final do campo, variando entre o 4-2-3-1 e – o mais frequente -4-3-3.

Posicionamento ofensiva na estreia contra o Botafogo-PB (Imagem: DAZN)

O 4-2-3-1 é mais nítido ainda na construção inicial, com zagueiros, laterais e volantes. A principal aposta é buscar profundidade pelos lados, geralmente com as subidas Lázaro e Madson. Assim, peca um pouco nas investidas centrais, tão perigoso no ataque

Wesley Dias, capitão do time, é pela qualidade na saída de bola (Imagem: DAZ)

“O poder ofensivo, que marcou apenas 1 gol na Série C até aqui, conta com: Gabriel Silva, que estreou na última partida e chegou marcando o gol da vitória; Adilson Bahia, homem de referência, titular desde o começo da temporada, e Reinaldo, camisa 10 e maestro da equipe – em contra partida, Tibiri foi titular na última rodada, barrando o camisa 10”

Diego Arruda, do Futebol Cearense

Já no banco de reservas, Thiago Aperibé, é destaque recente, onde a torcida clama por sua titularidade. Além dele, Berguinho, ora titular, ora reserva, que tem a velocidade e o drible como características, pode aparecer no time diante do Santa. Ambos entraram no segundo tempo contra o Altos.

COMO DEFENDE

Se o ataque oscila, o sistema defensivo é intacto. Sem nenhum gol sofrido, o Ferroviário é dono da melhor defesa da Série C, ao lado do Criciúma. A principal aposta é marcar em blocos médios-baixos, seja no 4-4-2, ou 4-3-3, sempre dando poucos espaços para a progressão de posse adversária.

Tubarão com duas linhas de quatro (Imagem: DAZN)

O Ferrim claramente se defende por zona para bloquear opções de passe, seja guarnecendo ou pressionando a saída de bola lá na frente. Em algumas ocasiões, a equipe pode adiantar a última linha, com os laterais um pouco recuados.

Compactação em bloco médio (Imagem: DAZN)

“Vitão e Richardson formam a muralha na defesa, dando liga desde que começaram a atuar juntos. Outro destaque defensivo, mas que encontras-se em processo de recuperação de lesão, é o goleiro Jonathan, que fez 15 partidas na temporada, com direito a grandes atuações”

Diego Arruda, do Futebol Cearense

PARA FICAR DE OLHO

Wesley Dias (VOL) – O principal encarregado da saída de bola e construção ofensiva dos cearenses. Wesley Dias tem um passe apurado, boa visão de jogo, e também tem poder de marcação, além do espírito de liderança. É capitão do time e homem de confiança de Francisco Diá.

Adilson Bahia (ATA) – A referência ofensiva do Ferroviário e titular absoluto do esquema coral. Adilson Bahia faz bem o pivô, seja para tentar o arremate ou para servir o companheiro melhor colocado, como no gol diante do Altos, quando lançou Gabriel Silva. Merece uma atenção especial dos marcadores de Bolívar.

Créditos da foto principal: Lenilson Santos/Ferroviário

Um comentário em “Santa Cruz na Série C: como joga taticamente o Ferroviário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: