Por: Felipe Holanda
O Santa Cruz somou mais um revés na Série C do Campeonato Brasileiro. Em nova atuação aquém, foi derrotado por 1 x 0 pelo Ferroviário nesta segunda-feira (14), no Castelão, em Fortaleza, seguindo na zona de rebaixamento e acendendo o sinal de alerta contra a queda.
A escalação tricolor até contou com novidades. A começar pela estreias de Frank e Lucas Batatinha no ataque, com Chiquinho mais recuado, além de Rondinelly, por dentro, e Caetano na cabeça de área. A mudança refletiu no esquema tático, variando entre o 4-2-1-3 e o 4-3-3.
Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

COMO FOI
Nos minutos iniciais, o Santa demonstrou mais organização. A presença de Caetano deu mais qualidade no passe e variações defensivas, com Chiquinho atuando às costas de Rondinelly, o meia central. No ataque, o 4-2-1-3 foi nítido, contando com o apoio – mais frequente – de Weriton na direita; Júnior Sergipano atuou improvisado na lateral oposta.

Até que um cochilo quase resultou em gol do Ferrão. Wesley Dias invadiu a grande área coral e tocou na saída de Jordan, que fez grande defesa. A resposta veio pouco mais tarde, quando Weriton cruzou bem na área e Batatinha cabeceou rente à trave esquerda de Rafael.
Quando atacada, a Cobra se fechava com duas linhas de quatro, seja no 4-4-2 ou 4-1-4-1. Lá na frente, Frank e Madson davam amplitude, enquanto Batatinha mostrou qualidade atuando como referência, seja abrindo para criar ou centralizando para finalizar.

Até que no segundo tempo veio o gol cearense. Após cruzamento na área, Vitão subiu mais alto que a marcação pernambucana e finalizou para vencer Jordan: 1 x 0. O gol fez Roberto de Jesus – em substituição a Bolívar, por covid -, adiantar o time.
Entraram França, Adriano Michael Jackson para fortalecer o ataque e assim o Mais Querido chegou a formar um 4-2-4 em busca do empate, sem resultado. Foi mais um jogo sem marcar gols na Série C, o terceiro seguido.

Créditos da foto principal: Lenilson Santos/Ferroviário AC