Uma nota a mais: o que esperar taticamente de Guilherme Nunes no Náutico

Por: Felipe Holanda

Guilherme Nunes chega ao Náutico para ser uma nota a mais na orquestra de Hélio dos Anjos. Volante de boa condução de bola e futuro promissor – tem apenas 22 anos – deve brigar pela titularidade com Hélio. Guilherme é mais um fruto da parceria de sucesso entre o Timbu e o Santos, após êxito com o zagueiro Wagner Leonardo.

Nesta análise, o Pernambutático destrincha taticamente as principais características do reforço, com movimentações táticas, números na carreira, relatórios de ações por jogo, informações exclusivas de um setorista, e como Guilherme pode se encaixar na equipe alvirrubra.

FASE DEFENSIVA

Guilherme é um meio-campista canhoto que, apesar da técnica e de ser segundo volante, tem o desarme como grande virtude. No Santos e nas seleções de base, já mostrou que domina o centro do campo, podendo explorar um bote avançando ou segurar na defesa à frente da linha de zaga, no 4-1-4-1.

Na filarmônica de Hélio dos Anjos, pode soar bem ao lado de Rhaldney. Isso se o treinador quiser manter um destro e canhoto na cabeça de área, caso de Marciel, que vem entrando com frequência – Djavan, em fase de transição, não atua há três jogos, tendo Matheus Trindade como titular. A princípio, Guilherme chega para brigar pela posição.

Possível formação com Guilherme de titular (Feito no Tactical Pad)

“O Guilherme Nunes é um jogador de boa técnica, bom passe e boa saída de bola. Ele teve a primeira chance em 2018, mas acabou não vingando, jogou apenas 13 jogos até agora. Chegou a ser emprestado à Portuguesa Santista e foi muito bem. O grande “problema” é que teve poucas oportunidades (no Santos) em razão da posição que atua”

Guilherme Lesnok, do Diário do Peixe

Guilherme é sempre um dos mais utilizados em fases defensivas, seja com a equipe formando um 4-4-2 ou 4-5-1. O novo contratado alvirrubro tem talento para encurtar espaços e recuperar a posse de bola o quanto antes, além de ligar rapidamente o contra-ataque nas vezes que consegue o desarme.

Guilherme desarma no 4-5-1 (Imagem: Premiere)

FASE OFENSIVA

Cabeça erguida. Esta é uma das grandes virtudes de Guilherme Nunes em fase ofensiva, sempre enxergando bem o jogo para progredir a posse. Com qualidade nos passes de perna esquerda, pode atuar como maestro do time, seja enfiando bolas no terço final ou recuando para fazer uma saída de 3 com os zagueiros.

Outra possibilidade para Hélio é utilizar três volantes de origem, principalmente se o Timbu precisar segurar o resultado. Desta forma, Guilherme formaria trinca ao lado de Djavan e Rhaldney, sendo um dos alicerces da construção pernambucana; a escalação também pode acontecer caso Erick deixe o clube, já que o prata da casa tem futuro indefinido nos Aflitos.

Náutico no 4-3-3, com Guilherme e três volantes (Feito no Tactical Pad)

“O Guilherme é um segundo volante rápido. Ajuda a recompor muito bem o sistema defensivo, mas tem destaque maior no ataque. Na Portuguesa Santista, por exemplo, era o “camisa 10″ e ajudava o time na armação. É um jogador polivalente, pode atuar em várias posições no meio campo, dependendo da necessidade do time. Vejo nele, principalmente, o bom passe e a saída de bola. Pode ajudar demais na criação de jogadas”

Guilherme Lesnok, do Diário do Peixe
Guilherme faz o lançamento na direita (Imagem: Reprodução)

Além de Santos e das seleções de base, Guilherme teve rápidas passagens por Paraná e Portuguesa Santista. No Náutico, o atleta busca se firmar no empréstimo e mostrar o seu valor. O Timbu ainda não fez o anúncio oficial da contratação, mas o clube paulista já confirmou o acerto.

Créditos da foto principal: Ivan Stori/Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: