Náutico na Série B: como joga taticamente o Vasco

Por: Felipe Holanda

Cruzadas. O Náutico cruza o caminho do Vasco com a missão de manter a hegemonia e seguir no topo da tabela na Série B do Campeonato Brasileiro. Duelo entre pernambucanos e cariocas está marcado para este domingo (18) às 16h, em São Januário, pela 12ª rodada da Segundona.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Cruzmaltino.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

Para o confronto contra o Timbu, Marcelo Cabo tem a volta do atacante Morato, recuperado de edema na coxa direita. Em contrapartida, Galarza ganha de vez a vaga prevista para ser ocupada por Rômulo, que sentiu durante o aquecimento antes do empate frente ao Coritiba.

Provável formação inicial dos cariocas (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Todos por um. Tendo linhas bem definidas, o Vasco espaça suas peças em campo com um único objetivo: municiar o atacante Germán Cano, vice-artilheiro da Série B pelos cinco gols que fez até aqui – 41% dos tentos gerais do time. Desta forma, ataca no 4-1-2-3, geralmente utilizando bolas longas; o 4-2-2-2 também é frequente.

Posicionamento ofensivo do Cruzmaltino (Imagem: Premire)

Outra postura é formar um 4-3-3, com os pontas dando amplitude para confundir a marcação adversária, e Cano por dentro. Assim, a tendência – outra vez – é que os laterais subam no apoio, tendo homens de meio dando progressão à posse de bola carioca.

Organização ofensiva vascaína (Imagem: Premiere)

“O Vasco de Marcelo Cabo também tem formado o famoso losango no meio campo. O time se porta de forma reativa em campo, usando o contra-ataque como arma e tem se caracterizado por baixíssimas posses de bola, incluindo dentro de São Januário”

João Vitor Viana, repórter freelancer

COMO DEFENDE

Se o ataque tem missões definidas, a defesa do Vasco ainda anda batendo cabeça, tanto que já sofreu 11 gols nesta Segundona. A principal aposta, todavia, é explorar duas linhas de quatro, geralmente no 4-4-2. Na organização defensiva, o time de Marcelo Cabo utiliza uma marcação zonal e por encaixes.

Vasco em compactação defensiva (Imagem: Premiere)

“A dupla Ernando e Castan parece estar se entrosando aos poucos. O ex-jogador da Roma vem de partidas muito seguras, enquanto Ernando passou por desconfiança da torcida após falhar diretamente em alguns gols sofridos”

João Vitor Viana, repórter freelancer

Outra postura possível é performar um 4-3-3 em bloco médio/alto, a fim de dificultar a construção ofensiva do adversário, com Cano e Gabriel Pec avançando para pressionar a dupla de zaga. Assim, apesar de alguns vacilos, o cruzmaltino tem um bom aproveitamento nos desarmes.

Cariocas em marcação adiantada contra o Confiança (Imagem: Premiere)

PARA FICAR DE OLHO

Vanderlei (GOL) – Aquém de alguns erros recentes, Vanderlei é um dos líderes técnicos da equipe carioca. Além do espírito de liderança, consegue desempenhar bem seu papel debaixo das traves, tendo a saída do gol como ponto forte. O camisa 1 também é importante na construção ofensiva do Vasco.

Andrey (VOL) – O cão de guarda de Marcelo Cabo. Aparecendo à frente linha de defesa, Andrey é sempre quem dá o primeiro combate no portador da bola, com média de 2.0 carrinhos por jogo. Outro fator a ser levado em conta são os arremates de longa distância. A bola sempre passa pelos seus pés.

Germán Cano (ATA) – Principal referência ofensiva e um dos melhores atacantes desta Segundona, Cano dispensa comentários. Sempre bem posicionado, sabe fazer gol como poucos. Atua bem no pivô e tem a finalização como ponto forte, seja no chão ou pelo alto, inspirando cuidados de qualquer zagueiro rival.

Créditos da foto principal: Rafael Ribeiro/Vasco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: