Santa Cruz na Série C: como joga taticamente o Tombense

Por: Felipe Holanda

Sem espaços para tombos. O Santa Cruz encara o Tombense com um único objetivo: vencer e ganhar sobrevida na luta contra o rebaixamento na Série C do Campeonato Brasileiro. Confronto entre pernambucanos e mineiros acontece neste sábado (17) às 17h, no Arruda, pela 8ª rodada do Grupo A.

Separamos tudo sobre o próximo adversário coral: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Gavião Carcará.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

Sem desfalques imediatos, exceto por Pablo e Rodrigo, que já não vinham atuando, o técnico Rafael Guanaes deve manter a base do time, apostando no 4-2-3-1 de transições rápidas. O atacante Rubens, autor do gol alvirrubro no empate em 1 x 1 diante do Floresta, pode aparecer entre os titulares.

Provável formação inicial do Tombense (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Dono do melhor ataque do Grupo A com 11 gols marcados, o Tombense costuma ser letal no terço final do campo. A estratégia mais utilizada pelos mineiros é performar um 4-2-3-1 na construção, espaçando suas peças em campo para ter domínio numérico e conseguir agredir o adversário na posse.

Organização ofensiva do Tombense (Imagem: DAZN/TVN Sports)

Apresentando linhas bem definidas, o Carcará costuma explorar bolas longas para progredir o jogo e chegar à zona de arremate. Assim, conta com o apoio frequente dos laterais, tanto na direita quanto na esquerda, chegando a formar um 4-3-3 em fase ofensiva.

Alvirrubro em investida no ataque (Imagem: DAZN/TVN Sports)

Para envolver o oponente, a equipe pode fazer uma saída de 3+4 no intuito de achar espaços na marcação rival. Neste cenário, um dos volantes recua para trocar passes com a dupla de zaga, geralmente Eduardo Neto, enquanto os laterais sobem à segunda linha.

COMO DEFENDE

Se o ataque vem dando conta do recado, a defesa decepciona. Foram sete gols sofridos nesta Série C, números inferiores apenas ao do próprio Santa Cruz, que levou oito. Quando atacado, o Tombense tende a se fechar com duas tradicionais linhas de quatro, formando um 4-4-2 – mais nítido – ou 4-1-4-1.

Posicionamento defensivo do Tombense (Imagem: DAZN/TVN Sports)

A equipe também pode apresentar um 4-3-3, com três homens mais adiantados, dando qualidade no passe para saída em contra-ataque caso o alvirrubro consiga recuperar a posse. Assim, os laterais e pontas fecham os lados para impedir que o adversário caia pelas bordas e ter mais chances do desarme.

Alvirrubro fechadinho na defesa (Imagem: DAZN)

Outra alternativa possível, a depender do andamento do jogo, é formar uma linha inicial de 5, flertando entre o 5-4-1 e o 5-3-2. Por outro lado, a equipe peca um pouco nas transições defensivas, pois os volantes vão pressionar o portador da bola e às vezes deixam brechas no funil. Sendo assim, o chute de fora da área pode ser uma arma importante para os comandados de Roberto Fernandes.

PARA FICAR DE OLHO

Eduardo Neto (VOL) – Meio-campista canhoto, Neto consegue ser um dos alicerces da construção ofensiva do Tombense com um passe qualificado e boa visão de jogo. Além disso, é um dos que mais desarma da equipe, tendo sua importância também em fase defensiva.

Everton (MEIA) – O craque do time. Com quatro gols marcados nesta Terceirona, Everton é o vice-artilheiro da competição, atrás apenas de Vanilson, do Manaus, e Quirino, do Ypiranga-RS, ambos com cinco. Sabe finalizar bem de média e longa distância e também chegar com qualidade para “pisar” na área. Merece atenção especial.

Rubens (ATA) – Depois de entrar bem no jogo contra o Flortesta, marcando o único gol do Carcará, Rubens deve ganhar a titularidade no ataque alvirrubro. Com dois gols marcados no certame, não costuma desperdiçar grandes chances, sendo perigoso tanto nas bolas aéreas como pelo chão.

Créditos da foto principal: Victor Souza/Tombense

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: