Novo comando, velhos problemas: análise Central 1×3 Atlético-CE

Por: Guilherme Batista

Nem mesmo um fator novo foi capaz de surtir efeito. Na estreia de Nilson Correia no comando da Patativa, o Central voltou a apresentar falhas defensivas e foi presa fácil para o Atlético-CE, perdendo por 3 x 1 neste domingo (18), em pleno Lacerdão. Com o resultado, se distanciou ainda mais da classificação à segunda fase na Série D do Campeonato Brasileiro.

Em sua estreia como treinador do Central, Nilson Correa não só mudou alguns jogadores que estavam sendo titulares com Junior Baiano, como também mudou o esquema: passando de um 4-3-3 com três volantes para um 4-2-1-3, com um time mais ofensivo. Müller Fernandes ganhou vaga no time titular, assim como Igor Leonardo.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular: seja membro Vip clicando aqui

Centralinos alteraram sistema tático e comando diante dos cearenses (Feito no TacticalPad)

COMO FOI

Não demorou muito para a mudança de postura da Patativa ser percebida. Atuando em casa e precisando da vitória, a equipe de Nilson buscou ter o controle da bola e da partida desde o primeiro minuto, tentando sufocar a equipe cearense. Para isso, subiu suas linhas e buscou forçar o erro de passe da Águia.

Buscando ter o controle do jogo no início, Central se postava no 4-2-1-3 para construir as jogadas. (Imagem: ElevenSports)

Mas um velho problema voltou a aparecer: o sistema defensivo. Após bola longa vinda da defesa visitante, Olávio apareceu livre nas costas da zaga centralina e abriu o placar para os visitantes aos 9 minutos da primeira etapa. E nem deu tempo de se recompor. Três minutos depois, Erick Pulga aproveitou novo vacilo do sistema defensivo alvinegro, driblou Igor Leonardo e ampliou o marcador no Lacerdão.

Precisando reverter o resultado, o Central foi pra cima, mas esbarrava num Atlético muito bem postado no 5-4-1, povoando o meio e forçando o Central a lateralizar demais as jogadas. A movimentação dos homens de frente foi uma alternativa tentada para buscar abrir espaços na defensiva cearense.

Müller Fernandes passou a sair da referência para Rogerinho, David e Pedro Maycon tentarem aproveitar eventuais espaços e começaram a cavar faltas perto da área cearense. E foi através da bola parada que o Central conseguiu diminuir o prejuízo ainda na primeira etapa. Pedro Maycon sofreu falta na entrada e ele mesmo bateu para balançar as redes e recolocar a Patativa no jogo.

Com Müller Fernandes saindo da referência, ataque ficou mais dinâmico (Imagem: MyCujoo)

No retorno dos vestiários, o Central voltou subindo suas linhas novamente. E por muito pouco não empatou a peleja. Após cobrança de escanteio, a bola se ofereceu para Pedro Maycon, livre de marcação, finalizar pra fora. E o alvinegro seguiu superior, conseguindo criar mais oportunidades com a bola rolando e não ficando mais dependente das bolas paradas.

A superioridade, no entanto, não estava sendo transformada em gols. Apesar do maior volume de jogo e das chances criadas, o Central penava para empatar a peleja. O castigo tardou, mas chegou. Após cobrança de falta centralina, Olávio recuperou a bola e atravessou o campo para marcar o terceiro gol do Atlético-CE.

Sem forças para reagir, o Central nada conseguiu fazer para buscar uma nova reação e amargou a quarta derrota na Série D 2021, além de chegar ao quinto jogo consecutivo sem vencer na competição.

Central subiu as linhas, mas foi punido pela ineficiência ofensiva (Imagem: ElevenSports)

Créditos da imagem principal: Arthur Rodrigues/Central

Um comentário em “Novo comando, velhos problemas: análise Central 1×3 Atlético-CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: