Ressurgindo das cinzas: análise Itabaiana 1 x 2 Retrô

Por: Mateus Schuler

Honrando as origens, a Fênix demonstrou estar ressurgindo das cinzas. Neste domingo (18), o Retrô teve uma árdua missão ante o Itabaiana, no Mendonção, mas conseguiu retomar as vitórias ao vencer por 2 x 1 fora de casa em duelo pela sétima rodada da Série D do Campeonato Brasileiro; de quebra, tirou a invencibilidade do Tremendão na competição; times estão no Grupo A4.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular: seja membro Vip clicando aqui

Ainda sem Gelson, mas com Carlos Alexandre de volta à zaga, Luizinho Vieira manteve os azulinos no 4-3-3 ofensivo, tendo Romarinho fixo e Escuro junto a Thallyson no meio-campo. Outras novidades em relação ao empate em 3 x 3 frente ao ASA, no último jogo, foram as entradas de Tiago Adan e Thiaguinho nos lugares de Ruan Costa e Janderson, que ficaram como opção no banco.

Retroenses seguiram no sistema com três meio-campistas (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Mesmo precisando voltar a vencer, o Retrô entrou em campo ciente que teria adversidades pela frente, como jogar longe de casa, adversário ainda invicto e com a melhor defesa da competição. De início, a partida pareceu que seria bastante equilibrada, mas a Fênix mostrou forças e aproveitou bem um erro em jogada ensaiada: Augusto Potiguar cobrou falta de longe na área, Carlos Alexandre encostou e Tiago Adan só teve o trabalho de completar com o gol aberto.

A vantagem deu mais tranquilidade aos pernambucanos, que alternaram o modo de marcar para tentar confundir o Itabaiana. Ora formavam um 4-4-2, ora o habitual 4-1-4-1, sempre com blocos médios/baixos, buscando assim o contra-ataque no intuito de ampliar o placar. Foi na bola parada, também, o empate do Tremendão: Pedro Henrique bateu e Jacobina desviou, quase de peixinho, para dentro da meta azulina.

Fênix até se fechou bem com duas linhas, mas sofreu na bola parada (Imagem: Eleven Sports)

Igualado, o confronto voltou a ficar em equilíbrio, porém o poder criativo era quase que nulo dos dois lados, assim como a pontaria. No final da primeira etapa, os retroenses tiveram boa oportunidade de ficar à frente no marcador em nova bola parada: Augusto Potiguar, em cobrança de falta colocada, fez Jonathan se esticar todo e evitar o tento.

Para o segundo tempo, o Retrô retornou sem modificações, no entanto viu os sergipanos crescerem de produção. Tal como ocorreu durante praticamente os 45 minutos iniciais, contudo, os donos da casa não estavam bons de mira e desperdiçaram duas ótimas chances de virar com Pedro Henrique em dois minutos: em uma, dominou errado na pequena área; na outra, testou depois de cruzamento da direita.

Ataque azulino seguiu desenho dos últimos jogos (Imagem: Eleven Sports)

Após os sustos, a Fênix foi neutralizando as investidas do Tricolor da Serra e até balançou as redes, mas a arbitragem marcou falta de Carlos Alexandre no goleiro adversário. Para tentar ficar mais criativo ofensivamente, Luizinho Vieira promoveu a entrada de Neílson e Ruan Costa nos lugares de Thallyson e Thiaguinho, respectivamente, colocando Augusto Potiguar na faixa central.

As mudanças deixaram o time mais ligado, apesar do Itabaiana seguir muito presente ao ataque. Postados no habitual 4-1-2-3 ao atacar e formando o 4-1-4-1 sem a bola, os retroenses dominaram melhor o meio e sacramentaram a vitória: Neílson levantou lateral na área e a zaga afastou no pé de Potiguar, que soltou a bomba; Diego Bispo cortou errado e Guilherme, livre, mandou no fundo do barbante. No fim, os sergipanos deram pressão, porém não tiveram êxito nos lances.

Com a vantagem, pernambucanos passaram a se fechar no 4-1-4-1 (Imagem: Eleven Sports)

Créditos da foto principal: Joedson Moura/Retrô FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: