Santa Cruz na Série C: como joga taticamente o Botafogo-PB

Por: Felipe Holanda

Incendiar ou ser incendiado. O Santa Cruz corre contra o tempo na Série C do Campeonato Brasileiro e enfrenta o Botafogo-PB ainda em busca da primeira vitória para ensaiar saída da lanterna no Grupo A. Confronto acontece neste sábado (24) às 19h, no Almeidão, em João Pessoa, pela nona rodada.

Separamos tudo sobre o próximo adversário coral: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Belo.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular: seja membro Vip clicando aqui

O TIME

Diante do Mais Querido, o técnico Gerson Gusmão deve promover novidades na escalação titular. Isso porque o meia Juninho, que passará por cirurgia, é desfalque certo. Além dele, o zagueiro Fred e o meia Clayton, com dores no joelho e quadril, respectivamente, não devem reunir condições de jogo. Apesar das ausências, a tendência é que Gusmão mantenha o sistema de três zagueiros tendo a entrada de Gabriel Yanno.

Provável formação inicial dos paraibanos (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Dono do terceiro ataque mais positivo da chave com nove gols feitos, o Botafogo gosta de espaçar suas peças em campo para gerar profundidade e ampliar os espaços na defesa adversária. A estratégia mais utilizada em fase ofensiva é se postar no 3-5-2 tendo o apoio frequente dos alas, que podem fazer a função de ponta.

Construção ofensiva do Bota (Imagem; DAZN)

A grande arma paraibana é explorar a velocidade de Luã Lúcio, que tem gás para penetrar pelas bordas e quebrar linhas. Neste cenário, a tendência é que o time forme um 3-4-3 em busca de intensidade, com o experiente Ederson centralizado na referência do ataque.

Na construção ofensiva, o Belo utiliza uma saída 3+2 para confundir o rival com movimentações, tendo o lado esquerdo como ponto forte, seja com Esquerdinha, ou com o ala Gabriel Araújo. Gabriel, inclusive, deu três assistências diante do Manaus, participando diretamente de três gols da goleada por 4 x 1.

Movimentação ofensiva do Belo (Imagem: DAZN)

COMO DEFENDE

Utilizando três zagueiros desde a quinta rodada, o Botafogo conseguiu evoluir no sistema defensivo. Neste recorte, sofreu apenas uma derrota, 2 x 0 para o Tombense. Quando atacado, o Belo explora o 5-4-1, tendo uma linha inicial de cinco para segurar o ímpeto adversário.

Postura defensiva dos paraibanos (Imagem: DAZN/TVN Sports)

À medida em que tenta povoar o meio de campo para ter mais chances de recuperar a posse de bola, os volantes tendem a dar o primeiro combate. A principal estratégia é marcar em blocos baixos/médios, podendo performar um 5-1-3-1 caso Gusmão queira manter o quinteto fixo na defesa.

Bota se fechando diante do Manaus no início (Imagem: DAZN)

Quando está à frente do placar, a Maravilha do Contorno costuma recuar as linhas, mantendo o 5-4-1 em bloco baixo, para fazer o adversário ter a posse de bola em seu campo de defesa. Por outro lado, os contragolpes podem ser letais, já que a equipe tricolor apresenta falhas na transição. Até aqui, sofreu cinco gols na Terceirona.

PARA FICAR DE OLHO

Willian Machado (ZAG) – Um dos mais seguros da defesa do Belo. Willian Machado fecha bem o funil em fase defensiva e também tem sua importância na construção pela esquerda. Além disso, pode ser perigoso em jogadas de bola área, mesmo tendo a marcação como ponto forte.

Esquerdinha (MEIA) – Profundidade e velocidades são um dos “sobrenomes” do meia botafoguense. Esquerdinha é uma das armas de Gerson Gusmão na transição ofensiva e pode fazer a função de meia central, criando a jogadas. Apesar de alguns problemas físicos na temporada, merece atenção especial, pois finaliza bem de média distância.

Ederson (ATA) – Um dos grandes ícones do elenco e peça fundamental do ataque paraibano. Com cinco gols marcados na temporada, sendo um nesta Série C, Ederson inspira cuidados e tem o arremate em gol como ponto forte, mesmo que não viva um de seus melhores momentos.

Créditos da foto principal: Divulgação/Botafogo-PB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: