Náutico na Série B: como joga taticamente o Brusque

Por: Felipe Holanda

Timbalado. Nas alturas, o Náutico recebe o Brusque para manter a pegada e seguir absoluto no topo da tabela na Série B do Campeonato Brasileiro. Os “balonistas” de Hélio dos Anjos lançam novo voo neste sábado (24) às 19h30, nos Aflitos, pela 14ª rodada da Segundona.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Quadricolor.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular: seja membro Vip clicando aqui

O TIME

Para o confronto com o Timbu, o técnico Jerson Testoni deverá repetir a escalação que venceu o Vila Nova. Sem desfalques por suspensão ou lesão entre os ditos titulares, o comandante não sinalizou mudanças entre os 11; o meia Gabriel Taliari, que teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo, entra de vez na lista do DM junto a Ianson.

Provável formação inicial do Brusque (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Continuidade. Mantendo a base da Série C, o Brusque vem colhendo bons frutos nesta Segundona em fase ofensiva. Quando tem a bola, o Marreco costuma ser incisivo, chegando a formar um 4-2-4 com a chegada dos laterais para dar profundidade e quebrar as linhas adversárias.

Imposição ofensiva dos catarinenses (Imagem: Sportv/Premiere)

“Quando ataca, o Quadricolor aposta muito em jogadas usando os lados do campo, seja com os laterais ou pontas. As jogadas passam também muito pelos pés de Thiago Alagoano, tendo como objetivo achar o centroavante Edu”

Rodrigo Santos, repórter da TV Brusque

Na organização ofensiva, o Brusque espaça suas peças em campo no 4-2-3-1 para explorar a movimentação dos homens de frente e levar perigo à meta rival. Assim, também utilizando um jogo apoiado pelas bordas do campo, construiu boa parte de seus 15 gols anotados até aqui.

Construção catarinense no ataque (Imagem: Brasileirão Play)

COMO DEFENDE

Altos e baixos. Se o ataque vem funcionando, a defesa do Marreco é uma das mais frágeis desta Série B, sendo vazada 17 vezes em 12 jogos. Quando atacado, o time catarinense se fecha com duas linhas de 4, variando entre o 4-4-2 – mais frequente – e o 4-4-1-1.

Brusque em fase defensiva (Imagem: Sportv/Premiere)

“Os problemas defensivos que o Marreco apresentou durante a Série C seguem se repetindo. Com falhas nos encaixes, a marcação por zona gera espaços entrelinhas e deixa muitas brechas para que o adversário infiltre com liberdade”

Rodrigo Santos, repórter da TV Brusque

Costumeiramente marcando bloco médios/altos, o Quadricolor pode recuar as linhas para forçar que o adversário troque passes no campo de defesa. Neste cenário, a postura se aproxima mais de um 4-2-3-1, tendo apenas Edu à frente.

Brusque se defendo em bloco baixo/médio (Imagem: Brasileirão Play)

PARA FICAR DE OLHO

Claudinho (ZAG) – Líder defensivo e o grande alicerce da defesa do Marreco. Geralmente bem posicionado, Claudinho consegue ser efetivo nos desarmes e interceptações. Além disso, tem sua importância na início da construção ofensiva dos catarinense, graças à qualidade que tem no passe.

Thiago Alagoano (MEIA/ATA) – O garçom e a referência técnica do time. Camisa 10 clássico, Thiago Alagoana tem passe apurado e a finalização de média distância como pontos fortes. Já acumula dois gols nesta Segundona, além de duas assistências. Merece uma atenção especial dos comandados de Hélio dos Anjos.

Edu (ATA) – Perigo constante. Principal arma ofensiva do Brusque, Edu é o artilheiro da Série B com nove bolas nas redes rivais e tem o arremate em gol como carro-chefe, seja pelo alto ou pelo chão. Tem também um bom posicionamento para evitar impedimentos. Inspira cuidados de qualquer dupla de zaga.

Créditos da foto principal: Jefferson Alves/Brusque FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: