Profetizando: o que esperar taticamente de Hernanes no Sport

Por: Felipe Holanda

A profecia está escrita. Hernanes chega ao Sport para reencontrar sua terra natal e ser o grande ícone da reação leonina para se distanciar das últimas posições na Série A do Campeonato Brasileiro. Aos 36 anos, o “Profeta” desembarca na Ilha do Retiro após rescindir contrato com o São Paulo.

Nesta análise, o Pernambutático destrincha o que esperar do reforço leonino, com principais características táticas, números na carreira, relatórios de ações por jogo, e como Hernanes pode se encaixar no time de Umberto Louzer.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

O HERNANES FINALIZADOR

Multifacetado. Meio-campista ambidestro, Hernanes tem os arremates de média e longa distância como grandes trunfos. Atuando mais por dentro, tanto no 4-2-3-1 como 4-3-3, já mostrou finalizações apuradas, seja de perna direita ou esquerda, sempre minimizando o máximo possível a chance do goleiro.

Veja a análise, em vídeo, dos gols de Hernanes pelo São Paulo

Pelo Tricolor Paulista, em sua terceira passagem, Hernanes desfilou seu talento nos gramados do futebol brasileiro depois de se destacar na Europa. Apesar da idade avançada, soube se movimentar bem para aparecer em boa condição para receber a bola e arrematar à meta.

Hernanes faz um lindo gol de perna canhota (Imagem: Premiere)

No Sport, a tendência é que isso se repita, dividindo a responsabilidade com outros homens de meio-campo. A dúvida fica por conta se Louzer vai utilizar Hernanes no esquema com dois ou três volantes. Na segunda opção, o reforço teria mais liberdade para controlar o jogo e, de quebra, chegaria bem para “pisar” na área rival.

Possível formação com Hernanes (Feito no Tactical Pad)

O GARÇOM HERNANES

Além da finalização calibrada, o meia já se mostrou muito útil armando o jogo e servindo os companheiros em melhor posicionamento. Dotado de um passe preciso, Hernanes se destaca nas jogadas de bolas paradas, seja em falta ou escanteio.

Veja a análise, em vídeo, das assistências de Hernanes pelo São Paulo

A especialidade da casa, de fato, é lançar na área. Dando profundidade pelos lados, em especial o direito, Hernanes tem potencial para ir até a linha de fundo e acionar o centroavante. Foi justamente assim, inclusive, que saiu o gol de Mikael na vitória leonina sobre o Bahia, conquistada no último domingo (1º), em Salvador.

Assistência de Hernanes para Pablo (Imagem: Premiere)

No time de Louzer, possivelmente Hernanes terá mais espaço para ser o cara da construção ofensiva rubro-negra. Neste cenário, faria a função centralizado, tendo espaço também para ir às extremidades à procura da melhor opção de passe.

HERNANES, O CÃO DE GUARDA

Durante toda a carreira, o pernambucano se mostrou efetivo na marcação, com botes que lhe renderam desarmes precisos. Ainda no São Paulo, mesmo aos 36 anos, manteve a toada. Hernanes atua num setor do campo que precisa se sair bem neste quesito.

Veja a análise, em vídeo, dos desarmes de Hernanes pelo São Paulo

Na Ilha do Retiro, num esquema com três volantes, Hernanes terá menos obrigação de marcar, mas ainda assim será utilizado na estratégia de perde/pressiona de Umberto Louzer. Se optar por dois volantes, ele deve brigar por posição com Zé Welison para atuar ao lado de Marcão ou Ronaldo.

Situação tendo Hernanes com dois volantes (Feito no Tactical Pad)

Já no 4-4-2, tentará o desarme com mais frequência, dividindo a obrigação junto ao cabeça de área. No Morumbi, conseguiu ser efeito mesmo aos 36 anos, como aconteceu no clássico com o Santos.

Roubada de bola do Profeta (Imagem: Premiere)

Outra possibilidade, menos provável, é colocar Hernanes mais aberto na direita, com Gustavo ou Thiago Neves na criação de jogadas, e dois volantes. Gustavo volta de suspensão após cumprir a automática diante do Bahia, enquanto Thiago se recupera de lesão.

Hernanes mais aberto na direita (Feito no Tactical Pad)

PONTOS FRACOS

Como nem tudo são flores, Hernanes teve uma queda recente na solidez defensiva. Geralmente chegando atrasado, sofreu gols importantes e também foi desarmado próximo à grande área. Precisa se revigorar neste quesito se não quiser ser criticado no Sport.

Veja a análise, em vídeo, dos erros de Hernanes no São Paulo

OUTROS CLUBES

Além do São Paulo, Hernanes tem um currículo de vencedor. Na Europa, fez seu nome defendendo clubes como Lazio, Inter de Milão, e Juventus, todos da Itália. Também passou pelo Hebei China Fortune e Santo André. Pela seleção brasileira, atuou entre 2008 e 2014, sendo medalhista de bronze Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Na juventude, Hernanes já defendeu o Santa Cruz, ainda no futebol de salão. No campo, deu os primeiros passos da carreira pelo Unibol, de Paulista, em 1999. Pelo Sport em 2021, está de volta para casa e procura reeditar os dias de glória. Que a profecia se faça como previsto.

Arte: João Rodrigues

Um comentário em “Profetizando: o que esperar taticamente de Hernanes no Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: