Náutico na Série B: como joga taticamente o Confiança

Por: Felipe Holanda

Retomando a confiança. O Náutico recebe o lanterna Confiança para voltar a vencer e seguir firme no topo da tabela da Série B do Campeonato Brasileiro. Confronto do Timbu com o Dragão acontece neste sábado (7) às 16h30, nos Aflitos, pela 16ª rodada da Segundona.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Proletário.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

O TIME

No confronto com o líder, o interino Zé Carlos não poderá contar com o goleiro Rafael Santos, suspenso. Além dele, o zagueiro Nery Bareiro, se recuperando de lesão na coxa, é dúvida. Em contrapartida, o comandante terá a presenças do goleiro Michael e do lateral-esquerdo Lucas Sampaio, que devem estrear, mantendo o 4-2-3-1 do Dragão.

Provável formação inicial dos azulinos (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Produção insuficiente. Com 11 gols marcados no certame, o Confiança é dono do terceiro pior ataque, à frente apenas de Londrina e Ponte Preta, ambos com 10. Quando tem a posse, o time azulino costuma utilizar um 4-2-3-1 de bolas longas, podendo também formar um 4-3-3 em triângulos baixos, para encontrar espaços na marcação adversária.

Dragão tentando se impor no 4-2-3-1 ofensivo (Imagem: SporTV/Premiere)

A principal aposta do time de Zé Carlos é explorar as subidas do laterais na busca de surpreender a defesa rival com intensidade e profundidade. Neste cenário, ataca com uma trinca de finalizadores dentro da grande área, esperando o passe e dando amplitude entre as linhas (veja vídeo abaixo).

Em fase ofensiva, um dos volantes é primordial na construção, em especial o capitão Serginho, que recompõe para fazer uma saída de 3 com os zagueiros e procurar a melhor opção de passe, formando um 3-4-3 levemente mais incisivo. Bruno Sena, ex-Salgueiro, é outro que faz a função frequentemente.

Saída de bola do Proletário (Imagem: SporTV/Premiere)

COMO DEFENDE

Se o ataque nada contra maré, o sistema defensivo vai na mesma remada. Com 23 gols sofridos, o Confiança tem a segunda pior defesa da Série B, à frente apenas do Cruzeiro, que foi vazado 25 vezes. A estratégia mais utilizada, porém, é se fechar com duas linhas de 4, seja no 4-1-4-1 – mais nítido – ou 4-4-2.

Posicionamento defensivo do Dragão (Imagem: SporTV/Premiere)

Quando se sente pressionado, o time sergipano não se acanha em performar uma linha inicial de 5, fluindo frequentemente entre o 5-4-1 e o 4-5-1 (veja vídeo abaixo). O quarteto inicial, contudo, também aparece com frequência, a depender do posicionamento do ponta direita.

Geralmente marcando em blocos baixos, o Proletário pode adiantar suas linhas para pressionar a saída do adversário, montando um 4-2-3-1. Por outro lado, vem mostrando fragilidade nas transições, quesito que se mostra aquém dos rivais imediatos na tabela.

Dragão em bloco médio/alto (Imagem: Premiere)

PARA FICAR DE OLHO

Serginho (VOL/MEIA) – A engrenagem principal do motor azulino. Se movimentando bem entre as linhas, Serginho costuma levar vantagem na defesa e também é primordial na organização ofensiva do Proletário. Além disso, finaliza bem de média/longa distância.

Gabriel Penha (MEIA) – O arco. Aquele que inspira confiança ao Confiança. Geralmente decisivo nos passes chave, é quem organiza a construção sergipana, mas também se mostrou letal nos arremates, com três gols marcados, sendo o vice artilheiro da equipe na competição.

Neto Berola (ATA) – A flecha. Com quatro bolas nas redes adversárias, Neto Berola é o maior goleador do Dragão nesta Segundona e não costuma desperdiçar grandes chances. Deve inspirar cuidados para a dupla de zaga alvirrubra, que vem desfalcada – Camutanga está suspenso.

Créditos da foto principal: Lucas Almeida/ADC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: