Xeque-mate: análise Sampaio Corrêa 2 x 0 Náutico

Por: Felipe Holanda

No jogo dos tronos, o Náutico voltou a desperdiçar pontos ao ser derrotado pelo Sampaio Corrêa por 2 x 0 nesta quarta-feira (11), em São Luís, e perder a liderança no tabuleiro da Série B do Campeonato Brasileiro. Ultrapassado pelo Coritiba, Timbu ainda segue firme na luta pelo acesso, agora dois pontos à frente do Vasco, primeiro time fora do G-4.

Um estreante e uma surpresa. Hélio dos Anjos promoveu novidades na escalação alvirrubra, tendo Caio Dantas na referência ofensiva e Vinícius Vargas no tridente de meias , ao lado de Jean Carlos e do xará Vinícius, deixando o 4-2-3-1 ainda mais nítido. Nas laterais, Bryan e Hereda davam suporte à dupla de zaga, formada por Yago e Camutanga. À frente, Rhaldney e Matheus Trindade foram os cabeças de área.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

Formação inicial do Náutico em São Luís (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Início movimentado. Com Jean e Vargas flutuando entrelinhas, ora um caindo por dentro, ora pela direita, o Timbu manteve o modelo de jogo, agora tendo mais profundidade por lá. Dessa forma, conseguiu controlar bem a bola no terço final do campo e, de quebra, engessava às investidas do Sampaio nas poucas vezes que o Tubarão tinha a posse.

No 4-2-3-1 do Timbu, Vargas fez a função que lhe rendeu destaque no Afogados, dando amplitude pela direita e podendo cortar para dentro para finalizar. Já na referência ofensiva, Caio Dantas foi outro que se movimentou bem, prendendo as atenções da marcação boliviana.

Compactação dos alvirrubros no ataque (Imagem: SporTV/Premiere)

Faltava, portanto, caprichar no passe e conseguir finalizar bem no gol. Nesse meio tempo, os donos da casa tentavam entrar no jogo, dando liberdade para os laterais infiltrarem. Quando atacado, o time de Hélio dos Anjos se fechava no 4-4-2, tendo apenas Jean e Caio mais adiantados.

Pernambucanos em transição defensiva (Imagem: SporTV/Premiere)

Até que os alvirrubros cresceram. Vinícius fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Caio, que se esticou todo, mas não conseguiu completar para o fundo das redes. Foi por pouco, mas ainda teve mais. Jean deu lindo passe e Caio, outra vez, tentou encobrir o goleiro Luiz Daniel e desperdiçou a chance mais clara de todo o primeiro tempo.

No fim, Bryan foi de quase vilão a quase herói. Falhou feio na entrada da área e quase protagonizou falha bisonha, em lance que o Paio reclamou pênalti. Mais tarde, finalizou da mesma entrada da área e só parou no arqueiro maranhense; Vinícius foi outro que levou perigo.

Na etapa final, ainda sem mexer as peças, Hélio tentou explorar melhor o lado esquerdo, com Jean caindo para auxiliar Vinícius. Por lá, o Timbu conseguiu criar boas alternativas, chegando a formar um 4-2-4 em fase ofensiva.

Postura alvirrubra no segundo tempo (Imagem: SporTV/Premiere)

Mas foi depois das substituições – entraram Matheus Carvalho e Luiz Henrique nas vagas de Vargas e Trindade – que o Náutico cresceu de vez no jogo. Na jogada melhor construída da equipe, Vinícius finalizou à queima-roupa e por pouco não marcou.

De forma surpreendente, Daniel Costa saiu do banco de reservas para colocar a Bolívia Querida à frente no placar. No primeiro toque na bola, em cobrança de falta, venceu Alex Alves com maestria e abriu a contagem no Castelão.

Foi daí a pior. Em jogada pela direita, Pimentinha bateu firme e fez lindo gol para ampliar a selar o placar a favos dos maranhenses. No fim, Camutanga ainda cometeu falta dura e foi expulso. Uma nova dor de cabeça para Hélio dos Anjos.

Créditos da foto principal: John Tavares/Sampaio Corrêa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: