Por: Felipe Holanda
A Raposa e as Uvas. Faminto pela vitória, o Náutico faz confronto decisivo com o Cruzeiro nesta terça-feira (17) às 19h, nos Aflitos, para voltar à caça e fechar o primeiro turno na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro – está a três pontos do Coritiba, primeiro colocado.
Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de uma setorista, jogadores para ficar de olho, e muito mais da equipe celeste.
Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui
O TIME
Treinada por Vanderlei Luxemburgo, a Raposa encara o Timbu com novidades na escalação, já que o lateral-esquerdo Jean Lucas, suspenso, é carta fora do baralho de Luxa – Matheus Pereira será o substituto. Já no ataque, Marcelo Moreno pode “roubar” a vaga de Rafael Sóbis.

COMO ATACA
Modelo Luxemburgo. Ainda buscando a melhor forma ofensiva, o Cruzeiro de Luxa costuma se postar no 4-2-3-1, tendo os laterais no apoio e Giovanni, o ponta esquerda, dando profundidade pelos lados. São as principais movimentações da organização celeste com a bola.

“A diferença do Mozart pro Luxemburgo é que o time vem encontrando mais passes pelo meio. Essa movimentação vem sendo melhor, quebrando a primeira linha de marcação, em bloco e tendo resultado até aqui”
Lucca Stochiero, do Cruzeiro Stats
Outra forma de construção é quando tenta dar mais amplitude e presença ofensiva, no 4-3-3. A tendência é que a equipe de Luxemburgo concentre a maioria dos passes pelo lado esquerdo, como aconteceu diante do Sampaio Corrêa.

COMO DEFENDE
Ataque de Série A… defesa de Série C. Dono da pior defesa ao lado do Confiança, com 29 gols sofridos, o Cruzeiro costuma se fechar no 4-4-2, tentando bloquear as investidas do adversário pelo meio, deixando a dupla de zaga exposta para a construção rival.

“O time costuma se fechar no tradicional, duas linhas de quatro, com os pontas marcando os pontas e os volantes, os meias. Marca em bloco médio, com algumas pressões, quando a saída de bola do adversário vai recuando, mas sem pressões longas e contínuas”
Lucca Stochiero, do Cruzeiro Stats
PARA FICAR DE OLHO
Fábio (GOL) – Apesar de controvérsias e falhas, é o principal líder do Cruzeiro dentro das quatro linhas. Fábio ainda consegue fazer defesas importantes, além de dar sua contribuição com a bola nos pés na organização ofensiva. Cresceu com a chegada de Luxemburgo.
Giovanni (MEIA/PE) – O principal nome da equipe de Luxemburgo. Geralmente se movimentando bem no terço final do campo, é perigo constante, chega bem para cruzar na área, sendo o mais acionado no terço final do campo.
Rafael Sóbis/Marcelo Moreno (ATA) – A dúvida de Luxemburgo é se escala Sóbis ou Moreno. Os dois têm presença ofensiva, fincando na referência, e não vivem boa fase. Melhor para o boliviano, autor do gol de empate diante do Sampaio Corrêa.
Créditos da foto principal: Bruno Haddad/Cruzeiro