Náutico na Série B: como joga taticamente o Vitória

Por: Felipe Holanda

O chamado. Vindo de resultado positivo, o Náutico de Marcelo Chamusca encara o Vitória para manter a toada e reacender chama na briga pela liderança da Série B. Duelo entre o Timbu e o Leão da Barra acontece neste domingo (29) às 16h, nos Aflitos, pela 21ª rodada.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho, e muito mais rubro-negro baiano.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

O TIME

Para o duelo com o Timba, o técnico Wagner Lopes terá as ausências de Guilherme Rend, Vico, Dinei, Marcelo Alves e Ronaldo, ainda em tratamento de lesão. Por outro lado, o lateral-direito Raul Prata e o zagueiro Thalisson voltam a ficar aptos, pois não enfrentaram o Guarani; o ala foi poupado e deve figurar entre os 11 no 4-3-3 leonino, enquanto o defensor entra como opção no banco.

Provável formação inicial dos rubro-negros (Feito no Tactical Pad)

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

COMO ATACA

Quase inofensivo. Dono do quarto pior ataque da Segundona com 15 gols marcados, o Vitória apresenta poucas movimentações no terço final, geralmente explorando bolas longas. Em fase ofensiva, costuma formar um 4-2-3-1, buscando compactações e jogo apoiado.

Construção baiana no ataque (Imagem: SporTV/Premiere)

“O ataque precisa ser melhor municiado por Soares, pois os passes fáceis são constantemente errados. Essa última semana livre foi destinada à correção desses erros, que ainda contam com a falta de aproximação dos jogadores”

Marcello Góis, repórter na Rádio Band News

Outra opção frequente é explorar um 4-3-3 com a missão de facilitar a troca de passes rumo à meta rival. Boa parte das jogadas da equipe baiana conta com as subidas dos laterais, que dão amplitude e profundidade para quebrar as linhas adversárias.

Postura ofensiva dos Leões (Imagem: SporTV/Premiere)

COMO DEFENDE

Se o ataque não dá conta do recado, o sistema defensivo consegue mostrar mais competitividade. Dono da defesa menos vazada do Z-4, com 18 gols sofridos, o Vitória explora as tradicionais linhas de 4, fluindo entre o 4-4-2 – mais recorrente – e o 4-2-3-1.

Duas linhas de marcação dos leoninos (Imagem: Premiere)

“O ponto forte defensivo é a dupla de zaga. Enquanto Wallace tem a experiência a seu favor, sendo o principal pilar, Mateus Morais usa a juventude, além do bom porte físico. O encaixe deles deu maior segurança ao setor rubro-negro”

Marcello Góis, repórter na Rádio Band News

A tendência é que o Leão da Barra se compacte em blocos baixos-médios, poucas vezes adiantando a marcação, podendo formar um 4-5-1 para frear as investidas do adversário pelo meio. Em contrapartida, deixa espaços nas extremidades. É um ponto que pode ser aproveitado por Chamusca.

Rubro-negro em compactação (Imagem: SporTV/Premiere)

PARA FICAR DE OLHO

Soares (MEIA) – Sempre participativo no terço final do campo, Soares é o mais perigoso do Vitória. Sabe conduzir bem a bola, geralmente em passes curtos, além do poderio nas finalizações de média-longa distância, com três gols marcados nesta Segundona, sendo o artilheiro do time.

Samuel (ATA) – Logo atrás na lista de goleadores, com dois, vem o jovem Samuel. Destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior, hoje é titular absoluto no esquema rubro-negro. Se posiciona bem na referência e pode abrir espaços para as chegadas do companheiros no “miolo”.

Créditos da foto principal: Pietro Carpi/EC Vitória

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: