Náutico na Série B: como joga taticamente o Guarani

Por: Felipe Holanda

A mística da letra G. Mirando o G-4, o Náutico faz confronto direto com o Guarani para melhorar o poderio ofensivo e retornar ao pelotão de cima na Série B do Campeonato Brasileiro. Bola rola às 17h15 deste sábado (4), nos Aflitos, pela 21ª rodada.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho, e muito mais do time campineiro.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

O TIME

Para o duelo com o Timbu, o técnico Daniel Paulista não contra com o zagueiro Ronaldo Alves, suspenso, e o lateral-direito Diogo Mateus, lesionado. Em contrapartida, o meia Régis voltou a ser relacionado após se recuperar de lesão na panturrilha. Samuel Santos, caso regularizado, também pode aparecer entre os titulares – Carlão assume a função na zaga.

Provável formação inicial dos paulistas (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Costumeiramente letal. Dono do melhor ataque da Segundona com 32 gols – mesmo número do CRB –, o Bugre tem o sistema ofensivo como principal arma. Busca sempre a objetividade no terço final, espaçando bem suas peças no 4-3-3, ora com bolas longas, ora passes curtos.

Postura do Guarani no ataque (Imagem: SporTV/Premiere)

Na construção ofensiva, os volantes são peças fundamentais no 4-2-3-1 de Daniel Paulista, participando efetivamente da progressão de posse campineira. O mais acionado neste cenário é Bruno Silva, que joga mais pela direita, por vezes voltando para fazer uma saída de 3 ao lado dos zagueiros enquanto os laterais dão profundidade, algo bem recorrente.

Movimentações de transição (Imagem: SporTV/Premiere)

“O ataque, mesmo sendo o mais positivo da Segundona, vem passando por oscilação desde a saída de Davó. Os jogadores mostravam muita mobilidade com a presença do ex-atacante, agora as transições são mais trabalhadas para chegar em Lucão do Break”

Lucas Rossafa, repórter do jornal Correio Popular, de Campinas

COMO DEFENDE

Se o ataque é bem positivo, o sistema defensivo oscila bastante, por vezes deixando espaços, o que traduz boa parte de seus 26 gols sofridos até aqui. Quando atacado, o Guarani costuma se fechar com duas linhas de 4, fluindo entre o 4-1-4-1 – mais frequente – e o 4-4-2.

Como defende o Bugre (Imagem: SporTV/Premiere)

Uma variação constante é formar um 4-2-3-1 em blocos médios/altos na tentativa de povoar o meio de campo e ter mais chances de conseguir recuperar a posse. Neste cenário, os laterais recompõem, enquanto os volantes são geralmente os encarregados do primeiro combate.

Início da transição defensiva, logo após perder a posse (Imagem: SporTV/Premiere)

“A defesa vem sendo bastante instável, inclusive na Série B. Ora toma muitos gols em um jogo, ora fica sem ser vazado, pois não tem uma dupla de zaga fixa. Ainda assim, há um pouco de misto de experiência e juventude no setor”

Lucas Rossafa, repórter do jornal Correio Popular, de Campinas

PARA FICAR DE OLHO

Bruno Silva (VOL) – O cara que faz a bola bugrina rolar. Responsável pela progressão de posse no meio campo, Bruno Silva é um dos mais utilizados no esquema da Daniel, seja fazendo um jogo apoiado com os laterais e meias, ou auxiliando os zagueiros na saída de 3. Titular absoluto.

Régis (MEIA) – Recuperado de lesão na panturrilha, Régis pode ser a novidade na escalação, mas não no que diz respeito às suas qualidades. Meia canhoto clássico, que enxerga bem o jogo e tem capacidade nas finalizações de média e longa distância, sendo o artilheiro do time na Série B com sete gols.

Bruno Sávio (PD) – Velocidade e profundidade são as principais características de Bruno Sávio, que faz bem seu papel nas extremidades, ora servindo os companheiros, ora finalizando. Já foi às redes seis vezes na competição, além de ter dado três assistências, e merece uma atenção especial dos comandados de Marcelo Chamusca.

Créditos da foto principal: Thomaz Marostegan/Guarani FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: