Boas expectativas: o que esperar taticamente de Jacob Murillo no Náutico

Por: Pernambutático

“Nueva” opção. Jacob Murillo chega ao Náutico com um currículo de respeito no futebol sul-americano e pode se encaixar bem nas pretensões de Marcelo Chamusca para a Série B do Campeonato Brasileiro. Seu último clube foi o Independente del Valle-EQU.

Nesta análise, o Pernambutático destrincha o que esperar do novo contratado, com principais características táticas, números na carreira, relatórios de ações por jogo, e como Murillo pode se encaixar no time de Marcelo Chamusca.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Jacob Murillo tem 28 anos, natural de Chambo, no Equador. O último clube do meia-atacante/ponta foi o Independiente del Valle, de seu país natal, onde se destacou graças à pontaria com a perna esquerda e a profundidade característica pelos lados do campo, ora pela direita, ora à esquerda.

No Náutico de Marcelo Chamusca, Murillo pode fazer as duas extremidades. No entanto, como Vinícius é o “dono” da posição de um lado, o equatoriano desponta como substituto ideal para Erick, podendo cair como uma luva no 4-2-4 alvirrubro em fase ofensiva.

Equatoriano caindo na ponta direita (Imagem: Libertadores)

Caindo pela direita, o mais possível de acontecer, Murillo deve auxiliar bem Hereda no setor. O lateral vem falhando nos últimos jogos, principalmente na saída de bola. É uma dor de cabeça para Chamusca solucionar, vindo de dois empates seguidos, contra Vitória e Guarani, pela ordem.

Possível formação com Murillo (Feito no Tactical Pad)

Outra faceta do equatoriano é centralizar e fazer a função de falso 9, atuando mais por dentro. Aliando presença de área à mobilidade, pode revezar de posição com Jean Carlos, no 4-4-2 ou 4-3-3, ou com o centroavante.

Gol pelo torneio continental (Imagem: Libertadores)

Na defesa, Murillo já se mostrou versátil no 4-1-4-1, 4-4-2 e até 4-5-1, deixando algumas opções para serem analisadas por Chamusca na hora de escalá-lo. Neste cenário, seria útil para confundir o sistema de jogo do rival, além de provar melhor o meio.

Presença no 4-1-4-1 em fase defensiva (Imagem: Libertadores)

CURRÍCULO

Ele iniciou sua carreira no Olmedo-EQU, onde atuou de 2010 até 2017, marcando 38 gols ao longo de 209 jogos que fez. No ano seguinte, foi negociado junto ao Delfín SC, também do Equador. Onde atuando pela primeira divisão conseguiu marcar em sete ocasiões. Suas atuações chamaram a atenção de um dos gigantes do continente, o Estudiantes da Argentina.

Foi nesse período que Murillo recebeu sua primeira convocação para defender a seleção local. Logo na sua estreia, marcou um gol contra Trinidad e Tobago, em amistoso, porém, só voltou a atuar pela “La Tricolor” em mais uma oportunidade, dessa vez válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Apesar disso, sua passagem pela Argentina não foi das melhores, resultando em seu retorno ao futebol equatoriano. Dessa vez para a LDU de Quito, onde também não chamou tanta atenção. Em 2020 chegou ao seu último clube antes de assinar com o Náutico, o Independiente del Valle. Neste ano foi às redes seis vezes em 25 partidas, tendo feito um belíssimo gol de fata contra o Flamengo, na Recopa Sul-Americana.

Na atual temporada, atuou em 19 jogos, com cinco gols e duas assistências, participando de oito partidas da Libertadores, onde enfrentou Grêmio, eliminado pelo time equatoriano na pré-Libertadores, e contra o Palmeiras, já na fase de grupos. Sua última partida profissional foi disputada no dia 22 de maio.

Créditos da foto principal: Rodrigo Buendia/AFP/Getty Images

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: