Reforço ao pé da letra: o que esperar taticamente de Júnior Tavares no Náutico

Por: Felipe Holanda

Troca de camisas. Recém saído do Sport, Júnior Tavares chega ao Náutico com pompa de solução para os problemas na lateral esquerda alvirrubra e deve brigar pela titularidade no Timbu, largando na frente de Rafinha e Breno Lorran – titular da posição é Bryan, que pode ser deslocado à direita.

Nesta análise, o Pernambutático destrincha o que esperar do novo contratado, com principais características táticas, números, um Raio-X da carreira, e como Tavares pode se encaixar no esquema que Chamusca vem utilizando na Rosa e Silva.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Júnior Tavares começou a carreira como lateral-esquerdo, tendo o apoio ao ataque como principal faceta. Atuando como “camisa 6”, tende a se movimentar bem, seja dando profundidade ou fazendo um jogo apoiado, como aconteceu no 4-2-3-1 em seus tempos de Ilha do Retiro.

Tavares caindo à esquerda no Leão (Imagem: Premiere)

No Náutico, a tendência é que Marcelo Chamusca o aproveite, a princípio, como lateral. Neste cenário, Tavares pode formar dupla de alas com Bryan – ou a menos ser um substituto à altura -, já que Hereda não vem dando conta do recado na direita.

Possível formação Timbu com o novo contratado (Feito no Tactical Pad)

Pela qualidade com a bola nos pés e a visão de jogo, passou a ser acionado no meio de campo, principalmente no Sport. Sob o comando de Umberto Louzer, se saiu bem armando o jogo no 4-2-4, sistema que Chamusca vem utilizando no Alvirrubro.

Com a bola, Tavares serve o lateral Sander (Imagem: Premiere)

Além disso, nada impede que ele atue como um segundo volante durante a Série B. Se utilizado na função, Tavares ficaria mais à frente, com Rhaldney na cabeça de área. Seus concorrentes imediatos são Marciel e Luiz Henrique – Guilherme Nunes corre por fora.

Júnior na posição de segundo volante, caindo mais dentro para amar o jogo (Feito no Tactical Pad)

Em momentos de recomposição defensiva, o 4-4-2 de Chamusca terá manutenção com a chegada do novo contratado. Tavares já se mostrou útil defensivamente, tendo qualidade para se posicionar e interceptar passes.

Características defensivas e de recomposição (Imagem: Brasileirão Play)

CURRÍCULO

Antes do Sport, Júnior Tavares veio do futebol europeu. Em 2020, defendeu o Portimonense-POR, atuando mais como ponta-esquerda. Por lá, marcou seu primeiro e único gol como profissional, no duelo com o Benfica, pelo Campeonato Português.

Pela Sampdoria, dois anos mais cedo, jogou ao lado de um dos grandes nomes do futebol italiano: Fabio Quaglierella. Porém, não foi muito aproveitado no time de Gênova, disputando apenas três jogos.

 4-4-2 da Sampdoria com Júnior Tavares na lateral (Feito no Tactical Pad)

Tavares viveu seus melhores dias no futebol vestindo a camisa do São Paulo. Entre 2016 e 2018, deu três assistências e era peça importante no 4-3-2-1 ou 4-4-2 adotado por Rogério Ceni – também trabalhou com André Jardine durante este recorte.

Quando o São Paulo se defendia no 4-4-2, Tavares demonstrou obediência tática para recompor na primeira linha de defesa. Se repetir isso no Náutico, pode ser bem útil ao estilo de jogo de Marcelo Chamusca em fases de pressão rival.

Júnior Tavares recompondo na primeira linha (Imagem: Premiere)

Em 2016, antes do Morumbi, Júnior Tavares teve rápida passagem no Joinville, clube onde disputou oito jogos. Já sua primeira aparição no futebol foi pelo Grêmio, em 2015, subindo para o time profissional a chamado de Luiz Felipe Scolari.

Disposição tática do Grêmio de Scolari com Tavares (Feito no Tactical Pad)

Referências: https://pernambutatico.com/2020/10/12/o-que-esperar-taticamente-de-junior-tavares-no-sport/

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: