Náutico na Série B: como joga taticamente o Vila Nova

Por: Felipe Holanda

Iguais só nas cores. Náutico e Vila Nova fazem confronto de opostos pela Série B: enquanto o Timbu mira o G-4, Tigre quer fugir da zona de rebaixamento – tem os mesmos 22 pontos do Vitória, que abre o Z-4. Duelo de alvirrubros acontece nesta sexta-feira (10) às 21h30, em Goiânia, pela 23ª rodada.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Colorado.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

O TIME

Para o confronto diante do Timba, o técnico Higo Magalhães não tem desfalques imediatos, seja por lesão ou suspensão. Desse modo, a tendência é a manutenção do time que entrou em campo nas duas últimas partidas, mantendo o 4-2-3-1 como tática base.

COMO ATACA

Literalmente mal das pernas. Com apenas 15 gols marcados na Série B, o Vila Nova é dono do segundo pior ataque geral, só à frente do Brasil-RS, que tem um a menos. Organizando suas peças em fase ofensiva, costuma explorar o 4-2-3-1 para povoar o centro e ter amplitude.

Posicionamento Colorado em fase ofensiva (Imagem: Premiere)

Quando tenta ter superioridade numérica diante do adversário, o Tigrão pode se portar numa espécie de 2-4-3 contando com o apoio dos laterais, tendo um tridente fixo no ataque em prol de encurralar a primeira linha de defesa. Por outro lado, é o sexto time que menos finaliza em todo o campeonato.

Vila contando com a movimentação e profundidade dos laterais (Imagem: Premiere)

“O ataque do Vila vem sendo criticado pela pouca efetividade, mas quem tem sido o melhor, dentre os atacantes, é Alesson. Atua pela beirada, tem dois gols e três assistências até agora”

Paulo Massad, setorista do Vila Nova na Rádio Sagres

COMO DEFENDE

O sistema defensivo vai quase na contramão do ataque. Com 19 gols sofridos, o Vila tem a quarta melhor defesa da Segundona, atrás de Coritiba (18), Avaí (17) e Goiás (14). Quando busca se compactar e frear o ímpeto do adversário, a tendência é explorar um 4-3-3 com flertes rápidos para o 4-2-3-1.

Tigre pressionando em blocos médios/altos (Imagem: SporTV/Premiere)

“A defesa Colorada tem o Rafael Donato como ponto forte, principalmente nas jogadas de bola aérea, tanto defensiva como ofensiva”

Paulo Massad, setorista do Vila Nova na Rádio Sagres

Se o time rival avança suas linhas, a aposta é formar um 5-4-1 em blocos baixos para se segurar. A estratégia pode ser vista principalmente em jogos fora de casa e atrás do placar, com o Tigrão geralmente bem compactado entrelinhas.

Defesa em bloco baixo (Imagem: Premiere)

PARA FICAR DE OLHO

Rafael Donato (ZAG) – Como já adiantado pelo setorista do Vila, Donato é o principal alicerce defensivo de Higo Magalhães. Costuma vencer a maioria dos duelos que se propõe, principalmente pelo alto. Além disso, já tem dois gols marcados na competição, usando estatura e impulsão como pontos fortes.

Arthur Rezende (MEIA) – Velho conhecido do torcedor pernambucano pela passagem no Santa Cruz, Arthur é um dos principais destaques do Tigrão no ataque. Tem visão de jogo e bate bem na bola, com duas assistências e duas bolas na rede nesta Série B. Não pode ter espaços.

Alesson (ATA) – Perigo constante. Vindo em boa fase, Alesson é o centro das atenções em fase ofensiva, seja servindo os companheiros, o qual já fez três, ou arrematando no alvo, com dois tentos assinalados. Faz função de ponta e costuma dar muita amplitude, inspirando cuidados de qualquer sistema defensivo.

Créditos da foto principal: Douglas Monteiro/Vila Nova

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: