Empate retroativo: análise Retrô 1 x 1 ABC

Por: Ivan Mota

Ressurgindo das cinzas. Com gol no fim, o Retrô evitou a derrota e se manteve vivo no mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro após empate em 1 x 1 com o ABC neste domingo (12), na Arena de Pernambuco, pelo jogo de ida da segunda fase. Foi a nona igualdade da Fênix, desta vez com motivos para comemorar; confronto de volta acontece no próximo domingo (19), em Natal, às 16h.

A equipe de Camaragibe teve muitas mudanças no 11 titular em relação ao duelo anterior. Jean retornou ao gol, no lugar de Rodrigo Carvalho, e Augusto Potiguar voltou à lateral direita. Diego formou dupla de zaga com Ruan Vital, além de Guilherme pela ala esquerda. A dupla de volantes também foi outra, com Romarinho e Otávio, enquanto o trio de ataque só teve Erilvelton como remanescente com dois estreantes, Dudu e Felipe Alves.

Azulinos entraram com novidades na primeira escalação de Milton Mendes (Feito no Tactical Pad)

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

COMO FOI

A primeira etapa foi de poucas emoções. Os donos da casa até começaram melhores, tentando propor mais o ataque e deixando os visitantes acuados no campo de defesa, mas sem conseguir levar perigo. Pela liberdade dada aos laterais para chegaram ao campo de ataque, os comandados de Milton Mendes saíam para o jogo no 3-3-4, com o volante Romarinho jogando entre a dupla de zaga, formando a primeira linha de três jogadores.

Com os times se estudando e as defesas funcionando bem, principalmente no lado potiguar, a primeira boa chance de gol só aconteceu aos 28 minutos. Augusto Potiguar levantou para Felipe Alves, que na entrada da grande área acertou uma boa cabeçada, obrigando o goleiro Welligton a realizar a única intervenção. Além disso, os retroenses seguiram pressionando, muitas vezes atacando no 4-2-4, com os laterais também bastante avançados, mas sem sucesso na tentativa de quebrar as sólidas linhas do 4-3-3 do Elefante.

3-3-4 retroense na saída de bola (Imagem: Eleven Sports)

O segundo tempo compensou a falta de emoções do primeiro. Logo aos sete minutos, os pernambucanos tiveram a chance de abrir o placar. Felipe Alves recebeu bom passe próximo ao lado direito da área adversária, puxou para dentro e mandou forte chute para boa defesa de Welligton. A Fênix até tentou manter o ritmo ofensivo, armando um quadrado no meio campo e contando com os avanços dos laterais, mas o período seguinte do duelo foi dominado pelos visitantes.

4-2-4 armado por Milton Mendes para pressionar os natalenses (Imagem: Eleven Sports)

Com intensidade maior de jogo, o ABC forçou várias vezes o erro da saída de bola dos donos da casa, que falhou várias vezes no setor defensivo, incluindo no lance que resultou em pênalti aos 21 minutos. O zagueiro Ruan Vital tentou cortar a bola, mas chegou atrasado e atingiu o atacante Gustavo Henrique; para a sorte da torcida retroense, o goleiro Jean fez excelente defesa após o chute de Wallyson.

Pernambucanos tentaram se infiltrar na defesa potiguar (Imagem: Eleven Sports)

A partida melhorou bastante depois disso, com os dois lados buscando ir ao ataque, contudo deixando espaços para contragolpes. Foi num desses que a defesa pernambucana cometeu novo descuido; dessa vez, os alvinegros não perdoaram. Negueba recebeu sozinho pela esquerda, fintou bem o marcador e bateu sem chances para o camisa 1 azulino.

Quando tudo parecia perdido, a Fênix ressurgiu no confronto. Aos 47 minutos, o árbitro assinalou pênalti após confusa jogada na pequena área da equipe alvinegra. Neilson, que entrou na vaga do lesionado Augusto Potiguar, bateu com categoria deslocando o goleiro, dando números finais e evitando assim o revés azulino.

Créditos da foto principal: Joedson Moura/Retrô FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: