Zona de conflito: análise Sport 0 x 1 Internacional

Por: Mateus Schuler

Uma trave “adelante”. O Sport voltou a oscilar ofensivamente e foi derrotado pelo Internacional por 1 x 0 nesta segunda-feira (13), na estreia de Gustavo Florentín na Ilha do Retiro. Agora, flerta perigosamente com as últimas posições na Série A do Campeonato Brasileiro, após fechamento da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, figurando na vice-lanterna.

Para o confronto, o treinador promoveu uma modificação no sistema tático do time rubro-negro, indo do 4-2-3-1 da estreia ao 3-5-2, colocando André e Mikael dois centroavantes. Na defesa, Rafael Thyere se recuperou da lesão e formou o trio defensivo junto a Sabino e Chico, enquanto que Everton Felipe entrou na armação no lugar do suspenso Hernanes.

Leoninos foram a campo com três zagueiros (Feito no Tactical Pad)

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

COMO FOI

Apesar da necessidade de sair vitorioso, tanto para ressurgir no campeonato como corrigir as falhas, o Sport entrou em campo perdido. Desorientado, teve novos erros e, assim, deixou o Internacional sair em vantagem no início: após André dar passe errado de calcanhar, o Colorado trocou passes e, ao chegar no ataque, Yuri Alberto aproveitou o espaço dado pela defesa e tocou para a pequena área na direção de Patrick, que só completou.

Mesmo perdendo, o Leão seguiu mais acuado em seu próprio campo, com o 5-3-2 de blocos médios conseguindo neutralizar melhor a criação da equipe gaúcha. Ainda assim, o rubro-negro teve a oportunidade de deixar tudo igual no jogo, porém não foram efetivos: Hayner tentou cruzar, mas a zaga afastou no pé de Sander, que dominou e chutou direto para fora.

Nas poucas vezes que chegaram ao setor ofensivo, por estarem sem poder criativo, os leoninos até tiveram o próprio 3-5-2 de base como alternativa, no entanto nos minutos finais o 2-4-4 deu mais presença. E foi assim que foram mais perigosos, ainda que a bola parada ajudasse: Hayner serviu André pela direita e, na tentativa do cruzamento, o centroavante acabou mandando na direção da barra e acertou o travessão; no último lance, Everton Felipe bateu escanteio na primeira trave e Marcão cabeceou para boa defesa de Daniel.

Pouco criativos, pernambucanos formaram linha de 5 (Imagem: SporTV/Premiere)

Para a etapa final, Gustavo Florentín teve de realizar uma mudança, já que o zagueiro Sabino sentiu dores no posterior da coxa direita; Paulinho Moccelin foi acionado, modificando também a estrutura tática. Com o 4-2-3-1 tendo constantes alternâncias na referência, o Leão conseguiu criar uma chance: André recuperou a posse no setor ofensivo e tocou para Mikael, que soltou o pé da entrada da área e a bola saiu pela linha de fundo à direita.

Saindo no 4+2, o Sport ficou mais criativo e passou a levar mais perigo ao gol adversário, contudo os erros voltaram a se repetir de outros jogos: a pontaria. Em um dos lances, Sander levantou com perfeição na pequena área e Mikael subiu para cabecear, testando no chão e parando em boa defesa de Daniel no canto esquerdo.

Na última tentativa de ficar mais presente à defesa do Colorado, o treinador leonino promoveu Tréllez no lugar de Zé Welison, mesmo expondo o meio. Na primeira jogada ofensiva que participou, o atacante colombiano completou cruzamento de Paulinho Moccelin pela direita e emendou de primeira; a bola saiu mascada, mas bateu na trave antes de ir pela linha de fundo, fazendo o Sport sofrer mais uma derrota e agravar a má fase no campeonato.

Leão entrou com postura mais agressiva no segundo tempo (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: