Náutico na Série B: como joga taticamente o Botafogo

Por: Felipe Holanda

Teste de fogo. O Náutico enfrenta o Botafogo no reencontro de Marcelo Chamusca com o ex-clube e tem a missão de apagar a chama alvinegra para voltar a pensar no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Confronto acontece neste sábado (18) às 16h30, no Nilton Santos, o “Engenhão”, pela 24ª rodada.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho, e muito mais do time da Estrela Solitária.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

O TIME

Para o confronto diante do Timbu, o técnico Enderson Moreira tem três desfalques certos: o goleiro Gatito Fernández, se recuperando de lesão há um ano, o lateral-esquerdo Hugo, com fratura na clavícula, e o atacante Ronald, que rompeu ligamentos do tornozelo direito. Já o zagueiro Joel Carli e o volante Romildo são dúvida, o que pode manter o 4-2-3-1 da vitória sobre o Londrina na última partida.

Possível formação inicial dos botafoguenses (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Única equipe com 100% de aproveitamento no returno – venceu todos os quatro jogos que fez -, o Botafogo de Enderson vem em nítida ascensão. Quando tem a bola, costuma apresentar linhas bem definidas, geralmente no 4-2-3-1, iniciando a organização ofensiva.

Alvinegro à procura de espaços na marcação adversária (Imagem: Premiere)

“Tem atacado alternado entre 3-2-4-1 e 3-4-2-1, já que os volantes não possuem qualidade na saída de bola, à exceção de Luís Oyama. Barreto é mais no combate físico, enquanto Pedro Castro infiltra para dar preenchimento da área. Assim, o time faz uma saída de 3 com Daniel Borges e os zagueiros, já os volantes ficam à frente”

Sérgio Santana, setorista do Botafogo no Lance!

Buscando ser agressivo, o Fogão explora a profundidade dos laterais como uma de suas principais armas no ataque, formando um 4-3-3 de imposição. Neste cenário, os homens de frente se movimentam para dar opções de passe e, consequentemente, trabalho ao sistema defensivo rival.

Cariocas utilizando a amplitude dos laterais e preenchendo o meio (Imagem: Premiere)

COMO DEFENDE

O sistema defensivo é o principal alicerce do Botafogo de Enderson. Antes da chegada do treinador, com Marcelo Chamusca, o time foi vazado 18 vezes em 12 partidas da Série B. Depois, foram 11 rodadas e apenas quatro gols sofridos – ao todo, 22 -, geralmente explorando um 4-4-2 bem compactado entrelinhas.

Fogão em duas linhas de 4 diante do Vila Nova (Imagem: Premiere)

“O time defende com duas linhas, voltando à formatação original. Chay e Navarro ficam mais isolados no ataque, mesmo com o Botafogo marcando em bloco médio, intensificando a tentativa de roubada de bola quando o adversário chega ao campo ofensivo, tentando assim uma transição mais veloz”

Sérgio Santana, setorista do Botafogo no Lance!

Se preciso, principalmente em jogos dentro de casa, o alvinegro pode adiantar a marcação para pressionar a saída de bola no 4-3-3, como aconteceu na goleada por 4 x 0 sobre o Londrina. Assim, sufoca a posse rival e consegue emplacar bons números em desarmes.

Fogão apertando a saída adversária (Imagem: Premiere)

PARA FICAR DE OLHO

Kanu (ZAG) – Líder do sistema defensivo, o zagueiro cumpre bem suas obrigações na defesa: é o que tem a terceira melhor média de bolas afastadas por jogo, com 3,4. Além disso, participa efetivamente na progressão de posse alvinegra, por vezes utilizando uma saída de 3.

Chay (MEIA) – O cara do time. Vivendo boa fase na temporada, Chay é o artilheiro do Botafogo na Série B, com oito bolas na rede. Finaliza bem, seja de média ou curta distância, e também é capaz de servir os companheiros – já deu quatro assistências na Segundona.

Rafael Navarro (ATA) – Referência do ataque do Fogão e o responsável por “incendiar” as defesas rivais. Com boa movimentação, aliada ao bom senso de pivô, é o garçom da equipe, acumulando 7 passes passes para gol. Tem justamente o mesmo número de tentos assinalados, com 14 participações diretas.

Créditos da foto principal: Vítor Silva/Botafogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: