Náutico na Série B: como joga taticamente o Londrina

Por: Felipe Holanda

Nadando com os tubarões. O Náutico recebe o Londrina remando contra a maré para reencontrar a bússola do acesso e voltar aos horizontes do G-4 na Série B do Campeonato Brasileiro. Duelo acontece nesta terça-feira (21) às 21h30, nos Aflitos, pela 25ª rodada.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho, e muito mais do LEC.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui.

O TIME

Para o confronto com o Timbu, o técnico Márcio Fernandes tem um retorno e três ausências. Voltando de suspensão, o atacante Marcelinho já deve ser acionado como titular, já que Celsinho e Lucas Lourenço não foram relacionados e devem deixar o clube, enquanto Gegê está suspenso.

Provável formação inicial do Tubarão (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Pouco operante. Com apenas 16 gols marcados, o Londrina é dono do segundo pior ataque desta Série B, empatado com o Vila Nova e um tento à frente do lanterna Brasil-RS. Tendo a posse, costuma explorar um 4-3-3 ou 4-2-3-1, sempre em busca de movimentações no terço final para confundir a marcação adversária.

Exemplo do 4-2-3-1 londrinense (Imagem: SporTV/Premiere)

“Com a volta de Marcelinho, deve jogar novamente com três atacantes. A força ofensiva continua sendo o grande problema da equipe, que tem um dos piores ataques do campeonato e marcou apenas dois gols nos últimos cinco jogos”

Lúcio Flávio, repórter na Rádio Paiquerê e Folha de Londrina

Quando tenta espaçar suas peças na construção ofensiva, o time paranaense pode utilizar uma saída 3+4 com um dos volantes recuando para auxiliar na progressão entre a dupla de zaga. Neste cenário, ganha em presença no meio e em amplitude, com uma trinca de atacantes.

Saída de 3 no início da construção (Imagem: Premiere)

COMO DEFENDE

Se o ataque vem titubeando, a defesa não fica muito atrás. Com 29 gols sofridos na competição, o Tubarão ainda busca mais solidez defensiva, geralmente explorando duas linhas de 4, seja no 4-1-4-1 ou 4-4-2, tendo sempre um esqueleto tático mutável.

Linhas defensivas do time paranaense (Imagem: SporTV/Premiere)

“A equipe pode fazer várias movimentações. O Londrina tem oscilado em relação ao esquema tático, hora no 4-4-2 e 4-3-3. Na derrota para o CSA, por exemplo, jogou no 4-4-2, tendo variações”

Lúcio Flávio, repórter na Rádio Paiquerê e Folha de Londrina

Outra opção bem comum é utilizar uma linha de cinco no meio, tendo o segundo atacante recuado. Dessa forma, consegue ter mais chances de desarmes, além de forçar o adversário a utilizar bolas longas e jogadas pelas laterais.

Posicionamento do Tubarão em lance que recuperou a bola (Imagem: SporTV/Premiere)

PARA FICAR DE OLHO

Matheus Bianqui (LD) – Atleta de muita profundidade e movimentação. O meia, que faz a função de lateral-direito, tem o apoio como ponto forte, com dois gols marcados. Por outro lado, não apresenta o mesmo ímpeto defensivo, deixando espaços nas recomposições. Algo que pode ser aproveitado por Vinícius no Náutico.

Marcelinho (MEIA/ATA) – Talvez o grande destaque ofensivo do Tubarão na Série B. Marcelinho tem um passe de qualidade, é decisivo no 1 x 1 e deixa as defesas rivais sempre em alerta: já foi às redes duas vezes no certame, além de um passe para gol.

Júnior Pirambu (ATA) – A referência ofensiva. Apesar de não viver grande fase, Pirambu tem sua importância no ataque, seja fazendo o pivô e abrindo o espaços para os companheiros, ou puxando a marcação na grande área. No entanto, só assinalou um tento nesta Segundona, geralmente apresentando problemas nas finalizações.

Créditos da foto principal: Ricardo Chicarelli/Londrina EC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: