Por: Mateus Schuler
Ponteiros descalibrados. Correndo contra o tempo, o Náutico voltou a jogar mal e perdeu para o Londrina por 2 x 1 nesta terça-feira (21), nos Aflitos, pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, ficando ainda mais distante da briga pelo G-4. Pontuais, londrinos marcaram um gol no início de cada tempo, enquanto Jean Carlos descontou para os anfitriões.
Para o confronto diante dos paranaenses, Marcelo Chamusca contou com a volta de Rhaldney ao meio-campo junto a Djavan após cumprir suspensão. Já no ataque, sem a presença do lesionado Iago Dias e Paiva em momento ruim, o equatoriano Jacob Murillo fez sua estreia como titular, tal qual Júnior Tavares na lateral esquerda; Bryan entrou na direita e Hereda perdeu a vaga entre os 11 no 4-2-3-1 alvirrubro.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui.
COMO FOI
O início de partida mostrou o desastre que seria o primeiro tempo. Logo com um minuto, Bryan se atrapalhou na saída de bola e Júnior Pirambu ficou em frente a Alex Alves, mas chutou fraco e o goleiro alvirrubro defendeu seguro. O lateral-direito, no entanto, sentiu dores no joelho direito após falta dura de Felipe Vieira e foi substituído por Hereda, dono da posição nos últimos jogos.
Ainda que apresentasse maior volume ofensivo, o Náutico não foi criativo em campo e mostrou fragilidades defensivas. Em uma delas, o Londrina foi eficaz e saiu à frente do placar: após bom lance pela esquerda, Júnior Pirambu teve visão para dominar e, rapidamente, servir Luiz Henrique no meio da defesa; o atacante entrou em velocidade e bateu na saída do arqueiro alvirrubro.
Postado no 4-2-4, tendo ainda o apoio dos laterais para construir as jogadas, o Timbu tentou povoar ao máximo a defesa do Tubarão, entretanto a falta de criatividade deixou o duelo truncado. Nas poucas vezes em que chegou com perigo, teve a bola parada como arma; Jean Carlos levantou falta na área e, subindo livre, Camutanga cabeceou ao lado da trave direita.

Para a etapa final, Marcelo Chamusca voltou com duas mexidas, ambas do meio para frente. No meio-campo, Luiz Henrique entrou no lugar de Djavan, já Álvaro foi acionado na vaga de Tailson, mantendo a estrutura tática ao fazer Murillo ser deslocado à ponta direita. De imediato, porém, não surtiram efeito, pois o Londrina ampliou a vantagem novamente pelos pés de Luiz Henrique, que pegou rebote de pênalti cobrado por Júnior Pirambu.
Ainda sem muita criatividade, o Náutico viu o Tubarão seguir bem presente à zona ofensiva, tendo a chance de fazer o terceiro com Marcelinho; Alex Alves, no entanto, fez boa defesa. Apesar disso, o Timbu conseguiu achar espaço e, assim, diminuiu a desvantagem: Vinícius fez boa jogada individual pelo lado esquerdo e tocou para Jean Carlos na entrada da área; camisa 10 dominou e bateu firme, mas a bola desviou em Felipe Vieira e morreu no fundo do gol.
Com o gol, Chamusca promoveu ainda mais uma substituição: Giovanny por Murillo. Mesmo tendo o fôlego renovado no ataque, Jean Carlos passou a ser o centro das atenções, levando perigo em cobranças de falta e escanteio, no entanto a melhor chance veio em chute de longe após contra-ataque vindo de Vinícius em velocidade, porém Dalton defendeu. Assim como foi durante o primeiro tempo, entretanto, os pernambucanos se fecharam em duas linhas de 4 e neutralizaram novas oportunidades dos paranaenses, que seguraram o Timba.

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC