Náutico na Série B: como joga taticamente o Remo

Por: Felipe Holanda

Chega de saudade. No retorno de Hélio dos Anjos, o Náutico visita o Remo precisando da vitória para recuperar as energias e voltar a sonhar com o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. Alvirrubros e remistas se enfrentam nesta sexta-feira (24) às 19h, em Belém, pela 26ª rodada da Segundona.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho, e muito mais dos leoninos.

O TIME

Diante do Timbu, o técnico Felipe Conceição tem como desfalques Thiago Ennes, Igor Fernandes, Anderson Uchôa, Erick Flores e Matheus Oliveira, todos suspensos; goleiro Vinícius e zagueiro Romércio foram vetados pelo Departamento Médico. Por outro lado, Marcos Júnior e Victor Andrade voltam de suspensão, mantendo o 4-3-3 azulino.

Provável escalação inicial dos paraenses (Feito no Tactical Pad)

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui.

COMO ATACA

Ineficaz. Apesar de mostrar indícios de organização em fase ofensiva, o Remo vem sofrendo com a pouca criatividade, tendo apenas 22 gols marcados e figurando como o sexto pior ataque da Série B. Quando procura espaços no terço final, costuma explorar um 4-3-3 de aproximações.

Movimentação remista em busca do gol (Imagem: SporTV/Premiere)

“Um time que ainda tem dificuldades na criação e, principalmente, na finalização das jogadas. Algo que chama atenção são as jogadas de beirada de Victor Andrade – um dos melhores dribladores desta Série B”

Mateus Miranda, jornalista do Portal Cultura, de Belém

Outra alternativa é utilizar uma saída de 3 com a presença do goleiro entre os zagueiros, montando uma espécie de 3-2-3-3. Além disso, pode ser visto no decorrer do jogo um 4-2-3-1 para espaçar bem as peças em campo e ter amplitude.

Leão saindo para o jogo (Imagem: SporTV/Premiere)

COMO DEFENDE

O sistema defensivo do Remo é uma espécie de meio termo. Com 27 gols sofridos, números que os colocam no nono melhor posto da Segundona, os paraenses exploram o 4-1-4-1 em praticamente todos os momentos sem a bola, tentando se compactar e preencher o meio.

Postura defensiva dos azulinos (Imagem: SporTV/Premiere)

Geralmente marcando em blocos baixos, os remistas podem adiantar a marcação para pressionar a saída de bola adversária, mantendo o 4-3-3 como esqueleto tático. Já em algumas situações, Felipe Conceição fixa uma linha de cinco, tendo um dos homens de meio – geralmente Arthur – recompondo.

Leão “mordendo” a posse rival (Imagem: SporTV/Premiere)

“Defensivamente, embora tenha sofrido 27 gols, oferece ao adversário muitas oportunidades. Hoje, a posição que o Remo ocupa corresponde ao nível de futebol jogado na competição. A marcação pressão é um dos poucos pontos positivos”

Mateus Miranda, jornalista do Portal Cultura, de Belém

PARA FICAR DE OLHO

Rafael Jensen (ZAG) – Com o Remo desfalcado, Jensen surge como o principal destaque defensivo do time de Felipe Conceição. Geralmente bem posicionado para antecipar, é o segundo melhor em média de bolas afastadas por jogo, 4, pouco menos que Kevem, com 4,2.

Victor Andrade (MEIA/ATA) – Tenaz e veloz ao mesmo tempo. Andrade tem o drible rápido como principal arma, com média de 58% de acerto por jogo, o que se traduz em 3,4 a cada 90 minutos. Também pode aparecer para finalizar, acumulando três gols e uma assistência nesta Série B.

Felipe Gedoz (ATA) – O centro das atenções. Fazendo uma função mais adiantada, como uma espécie de falso 9, Gedoz vem se mostrando decisivo com a camisa azulina. Já foi às redes quatro vezes, sendo o principal artilheiro da equipe na competição e merece sempre uma atenção especial.

Créditos da foto principal: Samara Miranda/Remo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: