Caça-Fantasmas: análise Operário 1 x 2 Náutico

Por: Mateus Schuler

Exorcismo. O Náutico afastou a ‘zica’ de mais de um mês sem vitórias e venceu o Operário por 2 x 1 nesta sexta-feira (1º), no Germano Krügger, em Ponta Grossa, virando a chave na Série B do Campeonato Brasileiro; confronto foi válido pela 28ª rodada da Segundona.

Na escalação, Hélio dos Anjos promoveu as estreias do goleiro Anderson e do meio-campista Matheus Jesus, tendo Júnior Tavares na lateral esquerda. Na zaga, Rafael Ribeiro retornou ao lado de Camutanga, dando manutenção ao 4-3-3 dos últimos jogos, mas desta vez com mais versatilidade, pois não teve a presença do suspenso Jean Carlos.

Timbu entrou com novidades nos 11 iniciais diante do Fantasma (Feito no Tactical Pad)

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

COMO FOI

Necessitando da vitória a todo custo, o Timbu fez um início de partida muito equilibrado, mas viu o Operário ser mais perigoso inicialmente. Alex Silva saiu em liberdade pela direita e bateu forte, porém Anderson tirou o perigo com a ponta dos dedos; em sequência, Vinícius levantou na pequena área e Jaílson cabeceou sem direção.

Defensivamente, o Náutico variou frequentemente entre 4-3-3 e 4-4-2 com Matheus Jesus e Jaílson flutuando entrelinhas. Ainda assim, o Fantasma tirou proveito dos espaços cedidos pela cabeça de área e voltou a assustar; Silva cobrou uma falta rasteira e o goleiro alvirrubro espalmou, já Alex Silva pegou a sobra e acertou a trave.

Alvirrubros até tentaram ficar compactados, mas cederam espaços ao Fantasma (Imagem: SporTV)

Pouco criativos, os pernambucanos tiveram apenas uma boa chance de sair do zero, contudo não a aproveitaram. Júnior Tavares cruzou fechado na área em falta e Vinícius desviou, parando em defesa parcial de Thiago Braga. Se a pontaria do Timba era ruim, os paranaenses demonstraram efetividade: Silva bateu falta de longe, a bola desviou em Hereda e morreu no fundo do gol.

Apesar do revés, o Náutico não baixou a guarda e seguiu pressionando o adversário, dominando as as ações no campo em torno de seu 4-2-3-1 característico. Podia, inclusive, ter empatado ainda no primeiro tempo.

Movimentação alvirrubra em busca do empate (Imagem: Sportv/Premiere)

Para a etapa final, Hélio dos Anjos optou por não realizar mudanças, porém o ritmo se manteve, com os alvinegros sendo mais presentes ao ataque. Assim, criaram a primeira boa oportunidade quando Alan finalizou colocado de fora da área e acertou o travessão, dando um susto na meta alvirrubra; isso fez o comandante promover as entradas de Caio Dantas e Marciel nos lugares de Álvaro e Trindade.

Mesmo se defendendo no 4-4-2 bem compactado, o Timbu seguiu exposto e o Fantasma voltou a assustar. Rodrigo Pimpão entrou pela esquerda e tocou na entrada da área para Marcelo chutar, mas parou boa defesa de Anderson no canto; Hélio continuou dando poder ofensivo com Jacob Murillo acionado na vaga de Matheus Jesus.

Mais um exemplo Timbu em fase defensiva (Imagem: Sportv/Premiere)

Postada no 4-2-3-1 com os laterais ocupando o campo de ataque, a equipe pernambucana era pouco criativa, entretanto conseguiu chegar ao empate. Alex Silva saiu errado e Murillo, depois de chutar em cima de Thiago Braga, foi derrubado pelo goleiro; Vinícius bateu firme e deixou tudo igual. Dois minutos se passaram e nova falha do lateral-direito alvinegro: Júnior Tavares cruzou na pequena área e Caio Dantas, de primeira, completou para o fundo do gol, o primeiro com a camisa do Timba.

Timbu apresentou maior ofensividade no segundo tempo (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: André Jonsson/OFEC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: