Imortalizado: análise Grêmio 1 x 2 Sport

Por: Mateus Schuler

Ressurgindo das cinzas. O Sport ampliou a hegemonia recente sobre o Grêmio e encerrou hiato de vitórias ao ganhar por 2 x 1 neste domingo (3), em Porto Alegre, ganhando sobrevida na luta contra o rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro – o Santos, primeiro fora do Z-4, tem 24 pontos; confronto foi válido pela 23ª rodada.

Sem ter as presenças dos suspensos Hayner, Pedro Henrique e Zé Welison, o técnico Gustavo Florentín optou por um sistema mais ousado, formando um 4-3-3 ofensivo. Ewerthon foi acionado na lateral, Thiago Lopes e Gustavo no meio e Mikael formou o ataque junto a Everaldo, além de Hernanes continuar na armação.

Rubro-negros entraram mais ofensivos diante do Tricolor (Feito no Tactical Pad)

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

COMO FOI

Na primeira partida com público e jogando como visitante, o Sport buscou se precaver defensivamente, começando mais recuado. Dessa maneira, formou um 4-1-4-1 de blocos médios/baixos, o que até atraiu o Grêmio ao campo de ataque, mas as linhas ficaram bem compactadas e seguraram as investidas dos gaúchos.

Mesmo acuado, o Leão não se acomodou em campo e tentou aproveitar um possível descuido do Tricolor para levar perigo, pois foi pouco criativo. Assim, conseguiu a primeira boa oportunidade do jogo, apesar dos gremistas terem maior controle: Everaldo chutou forte de fora da área e Gabriel Chapecó tirou com a ponta dos dedos.

Pernambucanos tentaram criar jogadas formando um 4-3-3 (Imagem: SporTV/Premiere)

O baixo poder de criatividade de leonino teve uma pequena evolução após o técnico ser obrigado a mexer no time; Thiago Lopes, que sentiu dores sozinho no tornozelo, abriu espaço para a entrada de Everton Felipe. A alteração não mudou a estrutura da equipe, porém novas chances de perigo foram criadas em direção à meta do Imortal.

Em uma delas, Hernanes recebeu passe de Gustavo pelo meio, limpou para a esquerda e bateu para boa defesa de Chapecó, que colocou para escanteio. Pouco depois, Sander foi servido por Everaldo pela esquerda e, depois de dar um chute despretensioso, a bola foi no travessão; lateral-esquerdo, contudo, já estava impedido.

Rubro-negros evitaram ímpetos gremistas na etapa inicial (Imagem: SporTV/Premiere)

Para o segundo tempo, Florentín optou por não realizar nenhuma alteração, o que manteve a proposta para o confronto. Enquanto o Grêmio tentou povoar o campo ofensivo, o Sport apostou no contra-ataque como arma; o êxito, no entanto, veio depois da bola parada: Hernanes cobrou falta rasteira e Gabriel Chapecó não segurou, mas Gustavo completou o rebote debaixo das pernas do goleiro.

O gol leonino não desestabilizou os tricolores, que chegaram muito próximos do empate: após cruzamento na pequena área, Borja cabeceou e Maílson fez boa defesa; na sequência do lance, Thyere afastou em cima da linha e evitou a igualdade. Apesar disso, os rubro-negros continuaram intensos ao atacar e chegaram a formar um 4-2-4, mas não eram perigosos.

Mesmo após ficar em vantagem, Leão seguiu com postura ofensiva (Imagem: SporTV/Premiere)

Na tentativa de valorizar o resultado, o comandante dos pernambucanos se fechou ainda mais, colocando Chico na vaga de Gustavo, que saiu lesionado. Ainda assim, seguiram apostando no contra-golpe como única alternativa e conseguiram ampliar o placar: Everaldo recebeu pela esquerda em transição veloz e serviu Mikael, que dominou e arrematou de fora da área, estufando o barbante.

Do meio para o fim, os gaúchos passaram a ter total domínio do confronto, já os leoninos ficaram cada vez mais sólidos defensivamente. Dessa maneira, a equipe passou a se postar no 5-4-1 sem a posse, bloqueando os espaços ao Imortal; Douglas Costa achou a brecha e, de longe, finalizou sem dar chance a Maílson, contudo não impediu a vitória rubro-negra.

Florentín promoveu linha de 5 para segurar jogadas dos donos da casa (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: