Baseado em fatos reais: análise Sport 3 x 1 Juventude

Por: Mateus Schuler

Avassalador. Com nova grande atuação da base, o Sport venceu o Juventude por 3 x 1 – na Arena de Pernambuco – na noite desta quarta-feira (6), mantendo a sequência positiva na Série A do Campeonato Brasileiro. Partida foi válida pela 24ª rodada do Brasileirão.

Para o confronto, Gustavo Florentín não fez surpresas na escalação inicial e a equipe rubro-negra permaneceu no 4-3-3, dessa vez com Zé Welison junto a Marcão na cabeça de área e Hernanes na armação. Ewerthon foi mantido na lateral direita, bem como Gustavo na ponta, tendo Paulinho Moccelin de volta à lista de relacionados.

Leoninos tiveram apenas uma novidade diante dos alviverdes (Feito no Tactical Pad)

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

COMO FOI

Por ambos precisarem do resultado, tendo objetivos distintos, a partida teve o início bastante estudado, com poucas chances sendo criadas. Precavido e mais seguro na defesa, o Sport formou o 4-1-4-1 que fechou espaços contra o Grêmio e conseguiu bloquear as ações tentadas pelo Juventude durante a primeira metade da etapa inicial.

Com o decorrer do jogo, o Leão foi se soltando mais em campo e passou a se infiltrar na marcação adversária, porém faltou criatividade para ser perigoso. Variando entre 4-3-3 e 4-2-4 durante a fase ofensiva, até demorou a finalizar em direção à meta do Ju, mas deu susto quando tentou; Sander levantou na área e Quintero cortou no pé de Hernanes, que dominou e chutou próximo ao poste direito.

Tendo mais presença no ataque, os rubro-negros foram achando brechas e passando a ter maior domínio do duelo. Assim, passaram a performar no 4-2-3-1 já habitual e foram recompensados com um belo gol: em jogada bem trabalhada pela direita, Mikael deixou para Everaldo, que cruzou na medida para Zé Welison; o volante cabeceou tirando do alcance de Douglas e abriu o placar.

Leoninos passaram a ocupar melhor o campo ofensivo ao mudar formação (Imagem: Premiere)

Para o segundo tempo, Florentín optou pela manutenção da equipe, já o time gaúcho veio com três novidades, se fazendo mais presente ao ataque. Ainda assim, o Leão mostrou que estava melhor no confronto e ampliou o placar na Arena antes mesmo dos cinco minutos: em contra-ataque mortal, Zé Welison deu bom passe para Mikael, que deixou a bola quicar e soltou um foguete.

Jogando de forma segura, os leoninos valorizaram a vantagem ampliada e buscaram explorar os erros dos alviverdes para voltarem a balançar a rede. Dessa maneira, até estufaram o barbante, mas um impedimento – correto – impugnou o lance: Hernanes desarmou ainda no meio e lançou para Mikael, que arrancou e bateu na saída de Douglas, porém a jogada foi paralisada.

Sem a posse, pernambucanos neutralizaram ações dos gaúchos em seu campo (Imagem: Premiere)

Os pernambucanos não desanimaram nem mesmo quando o técnico ousou colocando Chico na vaga de Gustavo, formando, em alguns momentos, um 3-4-3. Em boa jogada pela esquerda, Zé Welison chutou e Douglas defendeu; a sobra caiu no pé de Mikael, que tentou e o goleiro voltou a intervir no lance. Logo depois, Tréllez foi acionado no lugar do camisa 99, substituído por dores no pé direito.

Empurrados pela torcida, os pernambucanos tiveram a bola parada como a arma para praticamente encaminhar o triunfo. Sander levantou falta na área com perfeição e Chico subiu mais que a defesa do Ju e testou precisamente no fundo do gol. Apesar do terceiro tento dos donos da casa, o Verdão foi ao ataque e diminuiu – ainda que insuficiente – a desvantagem: Michel Macedo sofreu carga faltosa na pequena área e Paulinho Bóia marcou.

Postura defensiva se manteve a mesma na etapa final (Imagem: Premiere)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: