Por: Ivan Mota
Apesar de deixar uma boa impressão, Central não conseguiu apagar o fogo do Cancão e foi derrotado por 1 x 0 nesta terça-feira (12), no Adauto Moraes, em Juazeiro. Eduardo, de pênalti, fez o único gol do jogo, selando a eliminação da Patativa ainda durante a primeira fase da Pré-Copa do Nordeste.
Sem atuar oficialmente desde 5 de setembro, quando foram derrotados por 2 x 1 para o América-RN, em confronto válido pela fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro, os caruaruenses jogaram com muitas novidades; elenco alvinegro passou por reformulação. O treinador Nilson Corrêa armou o time no 4-2-3-1, tendo Maycon Alagoano como o responsável pela armação.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui
COMO FOI
O primeiro tempo começou com domínio da Patativa, que chegou algumas vezes com perigo nos primeiros 20 minutos. O principal destaque foi o ponta esquerda Alex Aliança, que além de finalizar, conseguiu boas jogadas no seu lado de ataque, obrigando os adversários a cometerem faltas. Desse modo, os pernambucanos até balançaram as redes, mas o gol do zagueiro Pedro Victor foi anulado por conta de desvio em Genildo, que estava impedido.
Com o passar do tempo, os donos da casa começaram a se impor, deixando clara a diferença física entre os times. Os baianos passaram a ter mais posse de bola e maior número de chances criadas, porém sem perigo real à meta de Murilo. Os centralinos passaram a se fechar mais, chegando até a montar uma linha de cinco na defesa, jogando num 5-3-2 quando ficava sem a bola.

A segunda etapa começou do mesmo jeito que a primeira terminou. Assim, o Cancão de Fogo seguiu buscando mais o ataque, mas ficando na boa e forte marcação dos alvinegros. Só que toda a pressão gerou resultado. Os baianos se infiltraram na área com Adilson, que recebeu bom passe pela esquerda; o jogador acabou derrubado pelo goleiro Murilo, em um lance bastante infantil, e Eduardo não desperdiçou a cobrança, mandando no canto direito.
Com o placar desfavorável, a Patativa se lançou ao ataque por um all-in, já que Nilson promoveu as cinco mudanças. Sem organização, entretanto, não mostrou solidez defensiva e acabou deixando muitos espaços para contra-ataques, além de não conseguir criar chances reais para buscar o empate. A equipe até tentou avançar num 4-3-3, porém não conseguiu tirar o resultado negativo, dando adeus às possibilidades de disputar a Copa do Nordeste em 2022, dificultando ainda mais sua situação para a próxima temporada.

Créditos da foto principal: Ayrton Latapiat/Ascom Juazeirense