Erros antigos: análise Cuiabá 1 x 0 Sport

Por: Mateus Schuler

Voltando a vacilar. O Sport manteve os mesmos erros de outros jogos e não aproveitou a chance de deixar o Z-4 da Série A do Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira (14), ao ser derrotado por 1 x 0 pelo Cuiabá na Arena Pantanal. Derrota, pela 26ª rodada do Brasileirão, faz Leão permanecer na vice-lanterna.

Apesar de ter gerado indefinições ao longo da semana, Gustavo Florentín foi cauteloso e manteve os rubro-negros no 4-2-3-1 dos últimos compromissos. Com Rafael Thyere vetado pelo departamento médico, após sentir incômodo na coxa que o fez sair ainda durante a vitória sobre o Corinthians, Chico teve a oportunidade entre os 11; Hernanes e Everaldo voltaram depois de cumprir suspensão nos lugares de Everton Felipe e Luciano Juba, respectivamente.

Escalação inicial dos leoninos frente ao Dourado (Feito no Tactical Pad)

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

COMO FOI

Diferente dos últimos dois jogos, quando foi mandante, o Sport iniciou o duelo mais cauteloso, mas apostou no contra-ataque para ser perigoso. Assim, fez a postura defensiva bastante sólida, se defendendo no 4-1-4-1 segurando os ímpetos do Cuiabá. Ainda assim, criou a primeira boa oportunidade quando Sander cruzou na área e Mikael cabeceou tirando de Walter dando susto.

Seguro na defesa, o Leão começou a se atirar mais ao ataque e passou a ser criativo. Dessa maneira, até balançou as redes, entretanto a arbitragem não validou o gol: após escanteio, a zaga do Dourado cortou e Gustavo chutou de fora da área; Marcão, em impedimento, teria interferido no lance, impugnado pelos árbitros.

Rubro-negro fechou espaços e ficou bem compactado defensivamente (Imagem: SporTV/Premiere)

Nas poucas vezes que passou pela marcação dos pernambucanos, a equipe cuiabana parou em intervenções seguras de Maílson, pouco exigido durante a etapa inicial praticamente inteira. A cautela continuou e o Dourado ficou no seu próprio campo, mais retrancado e buscando jogar no erro para poder ter a vantagem.

Mesmo que tenha criado em menor frequência, o time da Praça da Bandeira teve jogadas mais perigosas. Postados no 4-2-3-1 e apoiados pelos laterais, os rubro-negros ainda chegaram muito próximos de abrir o placar antes do intervalo em sobra de Mikael pela direita; o camisa 99 girou para a esquerda e finalizou perto da trave direita.

Leoninos tiveram mais poder criativo (Imagem: SporTV/Premiere)

Na etapa final, Florentín voltou com Paulinho Moccelin no lugar de Everaldo, o que manteve a estrutura tática e a proposta ofensiva dos pernambucanos. A única diferença, porém, foi na fase defensiva, com o 4-4-2 mais evidente; no entanto, os espaços na defesa leonina passaram a aparecer e o Cuiabá não soube aproveitá-los.

Tanto que a primeira boa chance nos últimos 45 minutos veio em uma falha no sistema defensivo alviverde. João Lucas e Paulão bateram cabeça em um lance na esquerda de ataque do Sport, e a bola ficou com Paulinho Moccelin, que rolou para Gustavo – pela direita – finalizar cruzado; ninguém apareceu para completar.

Leoninos mudaram postura sem a bola no segundo tempo (Imagem: SporTV/Premiere)

Depois disso, os cuiabanos passaram a mandar na partida com três mexidas e deixaram os rubro-negros mais acuados. Com o domínio, conseguiram sair em vantagem: após bate-rebate na pequena área, a bola sobrou para João Lucas, que chutou e Maílson faz boa defesa; na sequência, Sander derrubou o meia Cabrera. Élton bateu seguro e abriu o placar.

A desvantagem fez o comandante realizar novas substituições, com Tréllez e Everton Felipe promovidos nas vagas de Hernanes e Gustavo, aumentando o poder do ataque. No fim, o Leão criou ainda a última oportunidade para ir ao empate, entretanto não teve sorte; Sander levantou na área e Mikael testou no chão para milagre de Walter. E parou por aí.

Equipe da Praça da Bandeira teve maior ofensividade, mas sem êxito (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: