Esquematizado: o que esperar taticamente de Mateus Anderson no Santa Cruz

Por: Felipe Holanda e Ivan Mota

Questão de encaixe. Atacante versátil, Mateus Anderson acerta com o Santa Cruz sob a expectativa de cair como uma luva nas pretensões de Leston Júnior no Arruda. A tendência é que ele fique regularizado para o confronto com o Floresta, na próxima terça-feira (19), pela Pré-Copa do Nordeste.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui.

Nesta análise, o Pernambutático destrincha o que esperar do novo contratado, com principais características táticas, números, mapas de calor, um Raio-X da carreira, e como o atacante/ponta pode se adaptar no time de Leston.

ATACANDO ESPAÇOS

Várias facetas. Mateus Anderson costuma atuar mais como ponta, dando profundidade e também cortando para dentro, seja para tentar o arremate em gol ou servir o companheiro melhor posicionado. Destaque para a velocidade de raciocínio, aliada à habilidade com a bola nos pés.

Canhoto, o meia-atacante de 27 anos gosta de arriscar chutes de média distância, ainda em busca do melhor aproveitamento. Caindo pelas beiradas do campo e podendo fazer os dois lados com a mesma intensidade, tem um pouco mais de liberdade para finalizar.

Veja abaixo um compilado de finalizações de Mateus Anderson

Se não finaliza, dá assistências. Quando defendeu o Cuiabá, atualmente na Série A, o novo reforço coral atuou mais pela ponta esquerda, sendo um ala que costumava ir constantemente à linha de fundo para cruzar na área, sempre vertical.

Anderson dá profundidade antes de tocar para o gol (Imagem: Premiere)

Veja abaixo, um compilado de passes para gol de Mateus Anderson

No Arruda, Leston Júnior deve utilizá-lo na esquerda. Neste cenário, a tendência é que ele se encaixe bem no 4-2-3-1, sistema mais utilizado nos tempos de Floresta e no próprio Santa, em 2019. Assim, Frank poderia perder vaga no time titular.

Uma opção para Leston com o novo contratado (Feito no Tactical Pad)

Outra possibilidade é fazer o lado direito, flertando entrelinhas para confundir a marcação adversária e levar vantagem no 1 x 1. Foi o que aconteceu no Vila Nova, time onde mais teve destaque. Por Lá, foram 150 jogos oficiais, marcando 15 gols em sua passagem pelo Tigre.

Armando o jogo pela equipe goiana (Imagem: SporTV/Premiere)

Existe a possibilidade, portanto, que Mateus Anderson caia pela direita no Tricolor. Neste cenário, Tarcísio, que também atua como ponta, seria recuado para atuar ao lado de Maycon Lucas na cabeça de área, tendo Anderson e Frank nas extremidades, com o artilheiro Pipico na referência.

Possível proposta de Leston para dar mais profundidade (Feito no Tactical Pad)

RAIO-X DA CARREIRA

Mateus Anderson é natural de Simões-PI, mas foi revelado pelo Vila Nova-GO, clube que manteve vínculo contratual de 2013 até 2020. Foram cinco temporadas atuando somente pelo Tigre. Disputou 36 partidas, com cinco gols marcados e um título da Série C do Campeonato Brasileiro de 2015, competição na qual jogou em nove partidas e balançou as redes duas vezes.

Seu primeiro empréstimo foi para a Aparecidense, também de Goiás, em 2016, mas atuou apenas três vezes pela Série D, retornando ao Vila ainda no mesmo ano, permanecendo até 2019. Sua segunda passagem foi mais positiva em relação ao número de partidas disputadas, se firmando como titular. Nesse interim, foram 108 jogos e nove gols marcados.

No começo do ano de 2019 foi emprestado ao Feirense de Portugal, que atuava na primeira divisão local, porém não conseguiu muito espaço, retornando ao alvirrubro goiano no mesmo ano. Em solo europeu, disputou sete jogos, indo às redes apenas uma vez. Ainda na mesma temporada, foi cedido ao Cuiabá, onde atuou por 10 vezes na Série B, além da Copa Verde, conquistada pelo Dourado naquela oportunidade.

Antes de chegar ao Santa Cruz ainda passou por Ponte Preta, onde disputou apenas o Campeonato Paulista e Copa do Brasil, Paysandu, onde se sagrou campeão estadual em 2020, Mirassol-SP e Criciúma. Pelo Papão foi onde conseguiu a maior sequência de jogos, atuando em 21 oportunidades com três gols anotados.

Créditos da foto principal: Douglas Monteiro/Vila Nova

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: