Náutico na Série B: como joga taticamente a Ponte Preta

Por: Felipe Holanda

Teoria da evolução. Vindo de duas vitórias, o Náutico enfrenta a Ponte Preta para seguir ascendendo e decolar rumo ao G-4 na Série B do Campeonato Brasileiro – distância atual é de sete pontos. Duelo acontece neste sábado (16) às 16h, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 30ª rodada.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais da Macaca.

O TIME

No reencontro com o Timbu, o técnico Gilson Kleina terá novidades na escalação campineira: o goleiro Ivan, poupado da última rodada por dores no tornozelo, o zagueiro Rayan, voltando de suspensão, e o atacante Rodrigão, recuperado de uma amigdalite. Em contrapartida, Fessin, Clayton e Thiago Lopes seguem de fora.

Provável formação inicial dos campineiros (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Pouco regular. Sem vencer a dois jogos – dois empates e um revés – a Ponte ainda busca a fórmula ideal em fase ofensiva. Com a posse, a tendência é que explore um 4-3-3, tendo três volantes de muita movimentação e os extremos dando amplitude com o apoio dos laterais.

Distribuição no ataque campineira (Imagem: Premiere)

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

A principal faceta da equipe de Gilson Kleina é explorar bolas longas para surpreender o adversário entrelinhas e ter chances reais de perigo. Por outro lado, acaba desperdiçando muitas vezes a posse neste cenário, ficando exposta na defesa.

No início da construção, a Macaca varia entre o 4-3-3 e o 4-2-3-1, utilizando um ou dois volantes na saída de bola, flertando entre os lados e o centro para confundir a marcação adversária. Outra opção é formar um 3-2-3-1 com a presença do goleiro Ivan, que retorna ao time titular ante os pernambucanos.

Ponte em busca de progredir a posse (Imagem: Premiere)

COMO DEFENDE

Saldo negativo. A Ponte Preta tem um sistema defensivo tão irregular quanto o ataque, seja quando tenta o combate em marcação alta ou se fechando à frente da grande área. A principal estratégia é formar duas linhas de 4 na defesa, geralmente no 4-1-4-1, quando quer conter as investidas rivais.

Tentativa de compactação campineira (Imagem: Premiere)

Nada impede, também, que o time de Kleina forme uma primeira linha de 5, tendo um dos extremos recompondo. Nesta hipótese, apenas o centroavante fica mais adiantado, enquanto os volantes protegem a primeira linha com unhas e dentes.

Mas o mais provável é se defender no 4-3-3 na tentativa de preencher o miolo e dificultar a troca de passes do adversário, tendo mais chances de recuperar a bola e – caso tenha sucesso – engatar um contra-ataque veloz. Costuma ter mais êxito neste esquema que os demais.

Macaca fica melhor compactada em seu campo (Imagem: SporTV/Premiere)

PARA FICAR DE OLHO

Rafael Santos (LE) – Lateral de pouca profundidade, mas precisão. Rafael faz bem o lado esquerdo, seja fazendo um jogo apoiado com os meias, ou arrancando até a linha de fundo para tentar o cruzamento na área, acumulando três gols e duas assistências nesta Segundona.

André Luiz (VOL) – Peça fundamental na progressão de posse da Macaca. Toda e qualquer jogada passa diretamente pelos pés de André, que costuma jogar de cabeça erguida para distribuir o jogo e também pisar na área adversária. Não por acaso, já foi às redes em duas oportunidades no certame.

Moisés (PE) – O grande nome, com sobras, do elenco campineiro. Com cinco bolas nas redes rivais e quatro passes para gol, Moisés é – ao mesmo tempo – o mais acionado e quem mais aciona do time. Merece uma atenção especial, além de ter se destacado no confronto com o próprio Náutico, nos Aflitos, pelo primeiro turno.

Créditos da foto principal: Diego Almeida/Ponte Preta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: