Por: Felipe Holanda
Municiado. Destaques do Náutico na temporada, Jean Carlos, Vinícius e Kieza lideram as estatísticas do time e, juntos, foram responsáveis por mais da metade – 53% – dos gols marcados pelo Timbu em 2021. Enquanto o K9 ainda se recupera de cirurgia, os outros dão são peças fundamentais na caminhada rumo ao acesso na Série B do Campeonato Brasileiro.
Nesta análise, o Pernambutático lista posicionamentos táticos de cada um, estilos de jogo, como saem a maioria dos gols, números, e muito mais do trio de ataque que vem roubando a cena na Rosa e Silva.
Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui.
AFINADOS E VIRTUOSOS
Quando jogou junto, durante todo o Campeonato Pernambucano e no início da Série B, o trio mostrou entrosamento para destroçar as defesas adversárias. No início da temporada, ainda tiveram o apoio luxuoso de Erick, apresentando um vasto repertório de movimentações no terço final, fluindo entre o 4-2-3-1, 4-3-3 e até 4-2-4 quando o Náutico se lançava ao ataque.
Toda e qualquer jogada alvirrubra passa pelos pés de Jean Carlos, Vinícius ou Kieza. Dos 68 gols marcados pelo Timbu em 2021, 36 foram de um dos três, o equivalente a 53%. Tendo Jean na armação, seja em bola parada ou rolando, os companheiros se movimentam para confundir a marcação adversária e criar chances de perigo, flertando também com as chegadas dos laterais para um jogo apoiado.
JEAN CARLOS – O ARCO
O “mago” Timbu. Com a perna esquerda bem calibrada, Jean Carlos é um dos grandes destaques individuais da Série B, assinalando dez gols e dando nove assistências. O meia tem capacidade de armar o jogo, tendo boa visão e um passe açucarado para servir os companheiros, geralmente atuando centralizado no meio de campo do time de Hélio dos Anjos.

Seu ponto forte, porém, são as bolas paradas, principalmente as cobranças de escanteios pelo lado direito. Neste cenário, além dos passes para gols, já tem dois tentos marcados, sendo um – golaço – contra o Brasil-RS, de falta, e outro sobre o Botafogo nos Aflitos, da marca da cal.
Veja a análise, em vídeo, de gols de Jean Carlos pelo Náutico:
VINÍCIUS – A FLECHA
Precisão cirúrgica. Vivendo a temporada mais artilheira de sua carreira, Vinícius se consolida como um dos grandes atacantes que já passaram pelo Náutico num recorte recente. Veloz e ágil, mostrou bons diálogos com Jean Carlos e Kieza para sair na cara do gol e ir às redes. É outro que tem 12 tentos assinalados na temporada.

Com muita garra e entrega, o camisa 7 herdou a faixa de capitão após a lesão de K-9 e vem dando conta do recado. Foi dele, inclusive, um dos gols alvirrubros no empate contra o Vasco, que manteve o Timbu vivo na luta pelo acesso à Série A; zagueiro Yago completou o 2 x 2.
Veja a análise, em vídeo, de gols de Vinícius pelo Náutico:
KIEZA – O MATADOR
Enquanto esteve em campo, Kieza foi o jogador mais decisivo do Náutico no Campeonato Pernambucano, no qual terminou como artilheiro máximo. Destaques para os jogos de estreia, quando o K9 marcou quatro gols em cima do Central, e para a final diante do Sport. Coube ao goleador cobrar o pênalti decisivo que deu o título ao Timbu, além de ter ido às redes com bola rolando.

Veja a análise, em vídeo, de gols de Kieza pelo Náutico:
Pela Série B, Kieza disputou dez jogos e deixou sua marca duas vezes, na ordem, contra Guarani e Brusque. Este último, o empate em 1 x 1 nos Aflitos, foi a partida que marcou a lesão no tendão de Aquiles que o tirou da temporada. Seu substituto, Caio Dantas, demorou para engrenar e ainda não conseguiu mostrar o faro artilheiro do K-9, tendo apenas três gols marcados.
Montagem: Felipe Holanda sobre fotos de Tiago Caldas/CNC
Um comentário em “Arsenal alvirrubro: ataque mantém Náutico vivo na luta pelo acesso”