Arsenal alvirrubro: ataque mantém Náutico vivo na luta pelo acesso

Por: Felipe Holanda

Municiado. Destaques do Náutico na temporada, Jean Carlos, Vinícius e Kieza lideram as estatísticas do time e, juntos, foram responsáveis por mais da metade – 53% –  dos gols marcados pelo Timbu em 2021. Enquanto o K9 ainda se recupera de cirurgia, os outros dão são peças fundamentais na caminhada rumo ao acesso na Série B do Campeonato Brasileiro.

Nesta análise, o Pernambutático lista posicionamentos táticos de cada um, estilos de jogo, como saem a maioria dos gols, números, e muito mais do trio de ataque que vem roubando a cena na Rosa e Silva.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui.

AFINADOS E VIRTUOSOS

Quando jogou junto, durante todo o Campeonato Pernambucano e no início da Série B, o trio mostrou entrosamento para destroçar as defesas adversárias. No início da temporada, ainda tiveram o apoio luxuoso de Erick, apresentando um vasto repertório de movimentações no terço final, fluindo entre o 4-2-3-1, 4-3-3 e até 4-2-4 quando o Náutico se lançava ao ataque.

Toda e qualquer jogada alvirrubra passa pelos pés de Jean Carlos, Vinícius ou Kieza. Dos 68 gols marcados pelo Timbu em 2021, 36 foram de um dos três, o equivalente a 53%. Tendo Jean na armação, seja em bola parada ou rolando, os companheiros se movimentam para confundir a marcação adversária e criar chances de perigo, flertando também com as chegadas dos laterais para um jogo apoiado.  

JEAN CARLOS – O ARCO

O “mago” Timbu. Com a perna esquerda bem calibrada, Jean Carlos é um dos grandes destaques individuais da Série B, assinalando dez gols e dando nove assistências. O meia tem capacidade de armar o jogo, tendo boa visão e um passe açucarado para servir os companheiros, geralmente atuando centralizado no meio de campo do time de Hélio dos Anjos.

Por dentro, Jean aparece para organizar a posse alvirrubra (Imagem: Sportv/Premiere)

Seu ponto forte, porém, são as bolas paradas, principalmente as cobranças de escanteios pelo lado direito. Neste cenário, além dos passes para gols, já tem dois tentos marcados, sendo um – golaço – contra o Brasil-RS, de falta, e outro sobre o Botafogo nos Aflitos, da marca da cal.

Veja a análise, em vídeo, de gols de Jean Carlos pelo Náutico:

VINÍCIUS – A FLECHA

Precisão cirúrgica. Vivendo a temporada mais artilheira de sua carreira, Vinícius se consolida como um dos grandes atacantes que já passaram pelo Náutico num recorte recente. Veloz e ágil, mostrou bons diálogos com Jean Carlos e Kieza para sair na cara do gol e ir às redes. É outro que tem 12 tentos assinalados na temporada.

Tabela entre Vinícius e Kieza frente ao Retrô (Imagem: Premiere)

Com muita garra e entrega, o camisa 7 herdou a faixa de capitão após a lesão de K-9 e vem dando conta do recado. Foi dele, inclusive, um dos gols alvirrubros no empate contra o Vasco, que manteve o Timbu vivo na luta pelo acesso à Série A; zagueiro Yago completou o 2 x 2.

Veja a análise, em vídeo, de gols de Vinícius pelo Náutico:

KIEZA – O MATADOR

Enquanto esteve em campo, Kieza foi o jogador mais decisivo do Náutico no Campeonato Pernambucano, no qual terminou como artilheiro máximo. Destaques para os jogos de estreia, quando o K9 marcou quatro gols em cima do Central, e para a final diante do Sport. Coube ao goleador cobrar o pênalti decisivo que deu o título ao Timbu, além de ter ido às redes com bola rolando.

Mapa de calor de Kieza na temporada (Reprodução/SofaScore)

Veja a análise, em vídeo, de gols de Kieza pelo Náutico:

Pela Série B, Kieza disputou dez jogos e deixou sua marca duas vezes, na ordem, contra Guarani e Brusque. Este último, o empate em 1 x 1 nos Aflitos, foi a partida que marcou a lesão no tendão de Aquiles que o tirou da temporada. Seu substituto, Caio Dantas, demorou para engrenar e ainda não conseguiu mostrar o faro artilheiro do K-9, tendo apenas três gols marcados.

Montagem: Felipe Holanda sobre fotos de Tiago Caldas/CNC

Um comentário em “Arsenal alvirrubro: ataque mantém Náutico vivo na luta pelo acesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: