Rugidos de Leoa: análise Náutico 0 x 2 Sport

Por: Mateus Schuler

Afiando as garras. O Sport derrotou o Náutico e permaneceu absoluto no Campeonato Pernambucano Feminino, garantindo a liderança – de modo antecipado – com 100% de aproveitamento, agora acumulando cinco vitórias em cinco jogos. Taty e Pintinho fizeram os gols do duelo, que ocorreu nesta terça-feira (2), nos Aflitos, pela 8ª rodada; alvirrubras aparecem na segunda colocação.

As Timbus foram a campo no 4-2-3-1, tendo Popó como principal referência. Já as Leoas entraram num 4-3-3 que teve constantes alternâncias ao 4-4-2, com Débora BB variando seu posicionamento.

Escalações iniciais no Clássico dos Clássicos feminino (Feito no Tactical Pad)

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Seja membro Vip clicando aqui

COMO FOI

A partida começou bem estudada, demonstrando como um clássico é muito truncado no início. Mesmo fora de casa, o Sport foi quem resolveu tomar uma iniciativa e ir para cima conseguir a primeira boa chance: Pintinho abriu pela esquerda para Amanda Leite, que chutou cruzado e Nanda tirou com a ponta dos dedos.

Formando o 4-4-2 ao ter a posse, tendo Débora BB recuada e ajudando Ísis e Pintinho na criação, as Leoas se mantiveram mais intensas com a bola e não deram sossego à defesa Timbu. Apesar do 4-2-3-1 de blocos médio/altos no sistema defensivo, as alvirrubras falharam pelo alto; Pintinho bateu escanteio na pequena área e Taty subiu livre para cabecear, abrindo o placar.

Marcação alta das anfitriãs gerou espaços na defesa (Imagem: TV FPF)

O gol sofrido não abalou o Náutico, que procurou alternativas para tentar se infiltrar na forte marcação rubro-negra, por vezes composta no 5-3-2, tendo a linha de 5 muito sólida. Ainda assim, Popó recebeu passe na direita, invadiu a área e arrematou cruzado para defesa segura de Raíssa. Foi a jogada mais perigosa das donas da casa na etapa inicial.

Com a vantagem parcial, coube as leoninas manterem a solidez defensiva e ir jogando no erro das rivais. Essa marcação mais alta por parte do Timba, no entanto, gerou espaços para infiltrações; em uma delas, Ísis recebeu livre na entrada da área, entretanto a finalização saiu sem força e Nanda defendeu sem sustos.

Visitantes fecharam o cadeado para as donas da casa (Imagem: TV FPF)

Para o segundo tempo, Jera Neto tentou renovar o fôlego ofensivo realizando uma mexida no ataque, mas sem alterar a base tática: Cabron foi acionada no lugar de Mayara. A mudança, porém, não surtiu o efeito esperado e quem teve a primeira oportunidade foram as rubro-negras: Amanda Leite recebeu bom passe pela esquerda e chutou cruzado, contudo Nanda afastou.

Apesar de ter o domínio do confronto, Keila Felício decidiu mexer em seu time para tentar aproveitar a marcação cansada das anfitriãs. Mille e Marcelinha entraram nas vagas de Rayza e Géssica, o que deu mais velocidade ao setor. No primeiro lance efetivo que participou, Mille abriu pelo lado esquerdo com Pintinho, que dominou e bateu forte, ampliando a vantagem.

Leoninas dominaram ações da partida na etapa final (Imagem: TV FPF)

Postadas no 4-3-3 ao atacar, as Leoas seguiram colocando as garras de fora e continuaram levando perigo. Faltava, no entanto, pontaria para balançar a rede pela terceira vez, enquanto o Náutico optou mais por se defender e ver a melhor formatação para poder segurar o forte ímpeto proposto pelo Sport na etapa final.

O ritmo do confronto foi caindo conforme o relógio ia passando, deixando o jogo sem muitas emoções. A última tentativa do treinador das alvirrubras foi fazer as últimas duas alterações, colocando Gabi Leão e Bia, tirando Andreia – que saiu machucada – e Popó. Mesmo assim, as visitantes – performaram no 4-4-2 defensivamente – que assustaram quando Amanda Leite recebeu na esquerda e arrematou na saída de Nanda, todavia a goleira fez defesaça e impediu.

Sport conseguiu neutralizar poder criativo das rivais no confronto (Imagem: TV FPF)

Créditos da foto principal: Sandy James/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: