Falha fatal: análise Fluminense 1 x 0 Sport

Por: Mateus Schuler

Na euforia de deixar a zona de rebaixamento, o Sport falhou no final e sofreu nova derrota. Neste sábado (6), o Leão visitou o Fluminense no Maracanã e foi superado pelo placar mínimo, com gol marcado por David Braz no último minuto, em confronto válido pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro; resultado o mantém na 17ª posição.

Sob comando do auxiliar César Lucena, por Gustavo Florentín estar suspenso, os rubro-negros se mantiveram no 4-2-3-1, porém entraram em campo com duas novidades entre os 11. Meia Gustavo e atacante Mikael também tiveram de cumprir suspensão automática, sendo substituídos por Paulinho Moccelin e Luciano Juba.

Leoninos tiveram manutenção tática mesmo modificados (Feito no Tactical Pad)

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

COMO FOI

O confronto teve um início bastante estudado, com os dois times sem poder criativo, o que foi dando ares de monotonia. Apesar disso, o Sport quem criou a primeira boa chance, mas sem assustar: após cobrança de falta ensaiada, Luciano Juba cruzou na pequena área e Sabino subiu livre, cabeceando para defesa segura de Marcos Felipe.

Se fechando no 4-1-4-1, com flertes para o 4-2-3-1, o Leão até conseguiu ter certa solidez para bloquear as jogadas. O Fluminense, porém, aproveitou um erro no posicionamento e até balançou as redes, mas o lance foi impugnado: Samuel Xavier recebeu, em posição de impedimento, e deu bom passe para Fred, que chutou de primeira.

Leoninos fecharam o cadeado para o Flu (Imagem: SporTV/Premiere)

O Tricolor, mesmo tendo o gol anulado, permaneceu intenso ao atacar e fez a equipe rubro-negra ficar cada vez mais retraída em seu campo, usando os contra-ataques como alternativas. Por não conseguir criar, o clube da Praça da Bandeira foi dominado, entretanto neutralizou as jogadas do Flu e deixou o confronto bem truncado.

Nas poucas vezes que chegaram ao setor defensivo adversário, os leoninos se postaram no 4-2-3-1, tendo Marcão e Zé Welison ajudando a trinca com a transição. Dessa maneira, os laterais tinham liberdade para avançar e, desse modo, saiu o único lance: Ewerthon foi lançado em profundidade por Maílson e tocou para Hernanes, que finalizou forte sobre a meta.

Linhas se aproximaram para ajudar na criação (Imagem: SporTV/Premiere)

Para o segundo tempo, César precisou substituir Thyere, com dores no joelho, e colocou Pedro Henrique. Apesar da mudança seis por meia dúzia, quem se manteve mais presente ao ataque foram os donos da casa, que cresceram após a entrada de Cazares; foi do equatoriano a primeira boa chance, já que chutou de longe e a bola saiu à direita sem assustar.

Assim, o Sport passou a sair mais para o jogo e foi achando espaços para ir se infiltrando na marcação dos cariocas. Performando um 4-2-4 em alguns momentos, deu seu primeiro susto: Ewerthon tabelou com Paulinho Moccelin pela direita e cruzou na pequena área, mas ninguém completou para o gol e a bola saiu pelo lado.

Hernanes subiu de linha para poder aumentar intensidade (Imagem: SporTV/Premiere)

Depois disso, os leoninos passaram a ser mais perigosos, criando assim três oportunidades. Na primeira delas, Ewerthon bateu cruzado e a bola desviou em Marlon, porém a arbitragem deu tiro de meta. Depois, a mais clara: com troca de passes buscando a progressão, Hernanes recebeu pelo meio e abriu na esquerda para Sander, que dominou – em vez de mandar de primeira – e finalizou em cima do goleiro carioca.

Assim como nos primeiros 45 minutos, os rubro-negros formaram o 4-1-4-1 ao ficar sem a bola, dessa vez atraindo o adversário por ter os blocos médios. Cazares levantou pela direita e Luiz Henrique, surgindo nas costas da defesa mandando na trave. Depois, Lucca completou cruzamento e cabeceou com perigo. No final, David Braz surgiu no meio da marcação e aproveitou o erro para fazer o único gol do embate, fazendo o Leão amargar novo revés.

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: