É tetra: análise Sport 1 x 2 Náutico

Por: Ivan Mota

À moda da casa. Insaciável, o Náutico “papou” mais um Campeonato Pernambucano sobre o Sport, desta vez pelo feminino, após vitória por 2 x 1 e conquista do tetra Estadual. Popó e Ingrid marcaram os gols do título, enquanto Pintinho descontou. Antes, o Timbu já havia vencido o Leão na categoria, em 2020, e no Pernambucano masculino deste ano.

Na escalação inicial, o time da casa foi a campo num 4-3-3 tradicional, com Débora BB responsável pela criação das jogadas e atuando mais avançada que a dupla de volantes. Já as alvirrubras se postaram inicialmente num 4-2-3-1, tendo Duda e Popó revezando nos papeis de centroavante e meio-campo, respectivamente.

Formações iniciais das duas equipes para a grande final (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

O partida começou com o Sport propondo mais o jogo. As leoas partiram para o ataque num 4-3-3. Débora BB, a camisa 10 rubro-negra, era a única responsável pela armação das jogadas e se aproximava do trio ofensivo, formado por Layza, Ísis e Mille. Apesar do domínio, foram poucas chances reais criadas.

Sport partiu para o ataque no 4-3-3 (Imagem: TV FPF)

Se fechando no 5-4-1 do outro lado, o Timbu conseguiu equilibrar as ações e tentar responder. Apenas Popó ficava de fora dos papeis defensivos, mas esperando um possível contragolpe. Foi justamente assim que as alvirrubras tiveram chance clara. Popó avançou pelo lado direito e acerto o cruzamento para Duda que, sozinha e de frente para o gol, cabeceou para fora.

Náutico se fechou no 5-4-1 defensivo (Imagem: TV FPF)

Quando partia para o ataque, a equipe dos Aflitos se postava no 4-2-3-1 com o avanço das laterais dando profundidade. Gigi e Ingrid revezaram nas extremidades do ataque, tendo Popó mais por dentro, porém ainda assim se movimentando bastante para encontrar espaços no sistema defensivo das Leoas.

O domínio do Sport, no entanto, seguiu maior e aos 40 minutos deu resultado. Em grande jogada individual, Ísis deixou a marcação na saudade e avançou com velocidade pelo lado direito do ataque, cruzando com precisão para Pintinho – surgindo livre – abrir o placar. A taça se movia de mão, ainda no primeiro tempo.

Timbu atacando no 4-2-3-1 com avanço dos laterais (Imagem: TV FPF)

Roteiro que não se repetiu na etapa final. Dessa vez, foi o Náutico que tomou mais a iniciativa. Após ótima jogada de Cabron, Mayara recebeu dentro da área e rolou para Duda, que acertou as redes, mas no lado de fora. A pressão alvirrubra teve resultado quando a mesma Mayara foi derrubada na área e Popó converteu pênalti para deixar tudo igual: 1 x 1.

O gol de empate esfriou um pouco as ações. As alvirrubras passaram a fixar num 4-1-4-1 no campo de defesa e aguardar os ataques das Leoas, que só conseguiram levar perigo em jogadas de bola parada. A melhor delas foi em uma excelente cobrança de falta de Mille, que parou no travessão e assustou as visitantes.

Timbus se defendendo no 4-1-4-1 (Imagem: TV FPF)

Após muitas mudanças o Náutico começou a se postar no 4-3-3, tendo Cabron flutuando entrelinhas. E foi num lançamento dela que a virada do Náutico aconteceu. Já aos 43 minutos, encontrou Carol livre de marcação, que obrigou a goleira Raíssa sair do gol; assim, abriu o espaço para Ingrid só ter o trabalho de empurrar ao fundo das redes.

Equipe alvirrubra jogando no 4-2-3-1 após as alterações (Imagem TV FPF)

O Sport até tentou uma pressão final em busca do empate, entretanto não conseguiu vencer a goleira Nanda. O Náutico, por outro lado, segurou bem a vantagem até o apito final e garantiu o bicampeonato estadual consecutivo, novamente derrotando as rivais na final, dessa vez ainda durante o tempo normal, sem a necessidade de pênaltis.

Créditos da foto principal: Fernanda Acioly/Náutico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: