Pulsação tardia: análise Sport 1 x 1 Flamengo

O Sport segue seu calvário na Série A do Campeonato Brasileiro. Já rebaixado, o Leão até jogou bem, mas ficou no empate em 1 x 1 com o Flamengo, seguindo afundado no Z-4 do Brasileirão. Gustavo marcou o gol leonino, enquanto que Michael descontou; partida havia sido adiada e válida pela 35ª rodada.

Para o confronto diante dos cariocas, Gustavo Florentín teve a volta de Tréllez por ter ficado ausente contra o São Paulo por questões contratuais. Everaldo e Leandro Barcia não conseguiram se recuperar a tempo e seguem na lista de desfalques da equipe, que manteve a escalação inicial pelo terceiro jogo consecutivo no 4-2-3-1.

Time pernambucano teve os 11 iniciais repetidos mais uma vez (Feito no Tactical Pad)

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

COMO FOI

Entrando em campo sem pretensões, Sport e Flamengo fizeram o começo de jogo bem equilibrado, com ambos se estudando. A primeira falha na defesa, no entanto, foi dos donos da casa, mas os visitantes não aproveitaram; após erro de posicionamento de Sander, Vitinho fez boa jogada pelo lado direito e cruzou para Michael que, sozinho, mandou para fora.

A partida demonstrou que o início movimentado não era por acaso. O Leão não se abateu e deu um susto, alternando entre 4-2-3-1 e 4-2-4 ao atacar: Mikael ganhou de Hugo próximo à linha de fundo depois de corte errado de Thiago Maia e levantou para Hernanes, que emendou um voleio e obrigou o goleiro flamenguista a fazer uma defesaça.

Leoninos apostaram no jogo apoiado para atacar durante etapa inicial (Imagem: Premiere)

Os flamenguistas tiveram maior posse de bola, criando as melhores chances e deixando os pernambucanos mais recuados. Em um dos lances, Pedro viu o arqueiro leonino adiantado e chutou de fora da área e Maílson tirou com a ponta dos dedos. Depois, Matheuzinho pegou a sobra fora da área e finalizou forte para defesa em dois tempos do camisa 1.

Postado no 4-1-4-1 que variou frequentemente ao 4-5-1 para tentar segurar os ímpetos do rubro-negro carioca, o time da Praça da Bandeira voltou a ter bom momento. Em rebote de cobrança de falta, Mikael arrematou firme e o goleiro afastou. Do meio para o fim, a insistência do Urubu surtiu efeito: Pedro fez jogada individual e mandou para Michael – livre – completar para o gol.

Apesar de blocos médios, pernambucanos não seguraram flamenguistas (Imagem: Premiere)

Para o segundo tempo, Florentín voltou sem mudanças nas peças, contudo o Sport teve maior presença no setor ofensivo. Com menos de um minuto, fez a primeira boa jogada quando David Luiz furou e Zé Welison tocou para Everton Felipe, que cruzou e a defesa tirou. Em sequência, Gustavo recebeu depois de Matheuzinho cortar errado e bateu na saída de Hugo, deixando tudo igual.

Formando um 4-3-3 de muita intensidade no ataque, o Leão ficou povoando o meio, buscando espaços para chegar à virada. O Flamengo, porém, teve a oportunidade de voltar a ficar em vantagem quando Vuaden marcou pênalti de Hernanes em Michael; após revisão do VAR, o lance foi impugnado, o que manteve o placar.

Postura no ataque foi modificada e surtiu efeito imediato (Imagem: Premiere)

Logo em sequência, Gustavo invadiu a pequena área pela esquerda e sofreu carga faltosa de Matheuzinho, entretanto nada foi marcado. Para tentar mais presença ofensiva, o treinador leonino colocou Paulinho Moccelin no lugar de Hernanes; Everton Felipe cruzou com muita precisão e Mikael cabeceou para milagre do goleiro adversário.

Já próximo dos minutos finais, em troca de passes velozes, Sander foi à linha de fundo e tocou rasteiro para Zé Welison, que emendou de primeira e parou no arqueiro dos cariocas. Com alternâncias entre duas linhas de 4 e 4-5-1, os pernambucanos neutralizaram as ações dos visitantes, segurando o empate até o apito trilar pela última vez.

Análise: Mateus Schuler

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: