N motivos: a importância tática de Vinícius no Náutico

Por: Felipe Holanda

Reatando laços. Após se despedir, Vinícius pode voltar atrás e ficar no Náutico para 2022. O atacante havia assinado um pré-contrato com o Bahia, mas a demora para ser anunciado fez com que o torcedor alvirrubro fizesse campanha nas redes sociais pela sua permanência nos Aflitos.

Nesta análise, o Pernambutático disseca a importância de Vinícius para o esquema Timbu, com principais movimentações táticas, fases ofensivas e defensivas, números, e muito mais do camisa 11.

ACERTANDO OS PONTEIROS

Verdade seja dita: Vinícius reencontrou seu grande futebol em 2021 na ponta esquerda do Náutico. Por lá, foi peça chave da campanha que culminou com o título do Campeonato Pernambucano, vencendo o Sport na final, sempre com muita profundidade e amplitude para quebrar as linhas da defesa adversária.

Vinícius era a válvula de escape no esquema tático de Hélio dos Anjos, seja indo até a linha de fundo num 4-3-3 ou caindo por dentro num 4-2-4 para organizar a posse. Não por acaso, conseguiu marcar 13 gols e dar 12 assistências na temporada, sendo o vice-líder do time em participações diretas.

Alguns gols de Vinícius na temporada

Na defesa, com o Timbu geralmente postado no 4-3-3, Vinícius se mantém importante, auxiliando o lateral-esquerdo na cobertura defensiva. No setor, nomes como Bryan e Júnior Tavares renderam bem, enquanto Rafinha e Breno Lorran tiveram passagens apagadas.

Timbu com linhas altas no último jogo de Vinícius (Imagem: Sportv/Premiere)

Caso permaneça na Rosa e Silva, deve reeditar trinca mortífera com Jean Carlos e Kieza no ataque, enquanto o novo contratado, Ewandro, é opção na ponta direita; cenário é o mesmo do recém chegado Wellington, na zaga. Já no gol, na lateral esquerda e na referência do ataque, o Timba está na busca por reforços, que devem ser anunciados ainda em 2021.

Possível time com Vinícius e outras lacunas (Feito no Tactical Pad)

Vinícius viveu um ano artilheiro, mas também se sobressaiu nos passes para gol. Sempre com muita movimentação no setor, soube como poucos puxar a marcação adversária para abrir espaços aos companheiros. Só na Série B foram dez assistências.

Vinícius avança na esquerda para servir Jaílson, que perdeu gol feito (Imagem: Brasileirão Play)

Além dos outros predicados, também se destacou nas bolas aéreas, algo pouco comum. Protagonizou ótimo dueto com Jean Carlos em cobranças de escanteio, geralmente bem posicionando para o cabeceio no primeiro pau, nesta que foi a arma mais letal dos alvirrubros na Segundona, principalmente após a lesão de Kieza.

Passes-chave do camisa 11 na Série B

A NEGOCIAÇÃO

É fato que, mesmo após se despedir, o Náutico seguiu monitorando a situação de Vinícius. A informação foi apurada pelo repórter Gabriel Neukranz, da Folha de Pernambuco, e confirmada pelo Pernambutático. O empecilho, no entanto, seria o alto valor do negócio após a temporada exitosa.

A possibilidade foi o suficiente para a torcida invadir as redes sociais pedindo a permanência do camisa 11, com a hashtag #FicaVini sendo umas das mais comentadas nesta segunda-feira (20). Alguns torcedores mais exaltados chegaram até a fazer transferências à conta bancária de Diógenes Braga, presidente eleito para o biênio 2022/2023, para ajudar na negociação.

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: