Sinal afiado: análise Santa Cruz 2 x 0 União ABC

Por: Felipe Holanda

Conectado, o Santa Cruz largou bem na Copa São Paulo de Futebol Júnior, vencendo o União ABC por 2 x 0 nesta segunda-feira (3), Estádio José Antônio Rossi, em Iacanga, a 376 quilômetros da capital paulista, e surgindo como um dos candidatos à classificação no Grupo 9. Filipe Tenório e Cristiano marcaram os gols da vitória.

Para a estreia, após passar dois anos longe da Copinha – competição não foi disputada em 2021 por conta da pandemia, o Mais Querido contou com nomes já conhecidos dos torcedores, casos do goleiro Thiago Henrique e do lateral direito Jadson. A priori, foi a campo no 4-2-3-1 como tática base, tendo a explorar a profundidade pelos lados.

Formação inicial do Santa (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A longa viagem parece ter pesado nos minutos iniciais. O Santa tentava ditar o ritmo do jogo, mas esbarrava em problemas físicos e na situação precária do gramado. Nas poucas chances que surgiram, os pernambucanos não tiveram a pontaria calibrada e acabaram errando o alvo.

Foi aí que os corais tentaram construir o jogo lá de trás, utilizando uma saída de três com o goleiro Thiago, num claro domínio de posse. Assim, o Mais Querido conseguia dominar as ações, enquanto, do outro lado, o União ABC pouco ameaçava.

Organização ofensiva do Santa (Imagem: Eleven Sports)

De tanto pressionar, veio o primeiro gol, aos 43 minutos da etapa inicial. Filipe Tenório aproveitou o cochilo da marcação sul-mato-grossense e completou para o fundo das redes, deixando os pernambucanos em vantagem no placar.

O treinador Felipe Alves promoveu a entrada de Lamarka na vaga de Dayvid, dando mais poder ofensivo no segundo tempo, mas ainda sem criatividade. A Cobra manteve o 4-2-3-1 ao atacar, mesmo com mais três mexidas: saíram Hugo, Vinny e Thales; entraram Dimas, João Pedro e Ikaro.

Buscando crescer na peleja, o União se lançou de vez ao ataque na tentativa de empurrar o adversário em seu campo de defesa. Dessa forma, o Tricolor passou a se fechar com duas linhas de 4, flertando entre o 4-4-2 e o 4-5-1, obtendo êxito.

Compactação tricolor na defesa (Imagem: Eleven Sports)

Jogando no contra-ataque, o Santa achou um escanteio. João Pedro cobrou no meio da pequena área e Cristiano completou para o gol, sacramentando de vez o resultado positivo do Santa.

Créditos da foto principal: Israel Lima/União Iacanga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: