Digno de aplausos: análise Palmas 0 x 3 Retrô

Por: Mateus Schuler

Retrô de parabéns. A Fênix teve boa atuação, fez sua parte ao vencer o Palmas nesta terça-feira (11) por 3×0 e garantiu vaga na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os gols do confronto, pela 3ª e última rodada do Grupo 20 e disputado no Francisco Vieira, em Itapira, foram de Ruan, Elves e Charles.

Para a partida, Jamesson Andrade até manteve o 4-3-3 dos últimos duelos, mas teve duas baixas importantes. Cumprindo suspensão, os volantes Igor e Alencar foram substituídos por Murilo e Anderson, que voltou a figurar como titular. Elves, Carrapeta e Jhonnatan, que tiveram bom desempenho, tiveram nova oportunidade entre os 11 nos azulinos.

Retroenses tiveram novidades na escalação diante dos tocantinenses (Feito no Tactical Pad)

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

COMO FOI

A partida começou com leve superioridade do Retrô, que se impôs no início e se fechou fazendo linhas altas para pressionar a saída do Palmas. Apesar de pouco criativa, a Fênix mostrou eficiência na finalização e saiu em vantagem: Ruan recebeu em profundidade pela direita, teve calma para driblar Nadson e chutou na saída de João.

Postada no 4-3-3 quando tinha a bola, a equipe pernambucana demonstrou intensidade ao atacar, no entanto não teve criatividade suficiente para levar perigo à meta da Arara-azul. Mesmo com maior posse, quase viu o placar se igualar em um descuido; o goleiro Lucas se atrapalhou na reposição e tocou no pé de Gio, que carregou e finalizou, mas o camisa 1 se redimiu e defendeu.

Desenho da Fênix quando teve a bola (Imagem: Eleven Sports)

A solidez defensiva dos retroenses muito se deveu à solidez defensiva, já que teve duas linhas de 4, tendo constantes variações entre 4-1-4-1 – com maior frequência – e 4-4-2. A proposta se repetiu também ao longo da etapa final, neutralizando bem as investidas dos tocantinenses, reduzindo assim o poder ofensivo.

Para o segundo tempo, Carrapeta foi sacado para a entrada de Charles, que fez Jhonnatan ficar mais recuado e fazendo a criação das jogadas. Por meio da bola parada, contudo, os azulinos conseguiram ampliar a vantagem dos 45 minutos iniciais: Anderson cobrou falta na área, Luan deu carrinho e parou na trave; o arqueiro palmense não conseguiu afastar e Elves completou para o gol.

Pernambucanos mostraram solidez defensiva e saíram sem ser vazados (imagem: Eleven Sports)

Logo em seguida, aproveitando a fragilidade do Palmas, o Retrô liquidou bem a fatura. Mikinha se enrolou ao receber após reinício da partida e mandou no pé de Jhonnatan, que antecipou e inverteu a bola na medida para Charles; o camisa 17 avançou e bateu cruzado, tirando do alcance e não deu chance de defesa a João.

Mantendo o 4-3-3 no setor ofensivo, a Fênix teve novas mudanças para ter o fôlego renovado: Túlio, Elano e Flávio foram substituídos por Ruan, Jhonnatan e Luan, respectivamente. A Arara podia ter diminuído com Zé Elias, que teve a oportunidade em pênalti sofrido por Luiz Fernando, contudo Lucas defendeu. No último lance, Túlio completou cruzamento de Flávio e cabeceou na trave, sem alterar o marcador.

Créditos da foto principal: Marcelo Trajano/Retrô FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: