Por: Mateus Schuler
Retrô de parabéns. A Fênix teve boa atuação, fez sua parte ao vencer o Palmas nesta terça-feira (11) por 3×0 e garantiu vaga na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os gols do confronto, pela 3ª e última rodada do Grupo 20 e disputado no Francisco Vieira, em Itapira, foram de Ruan, Elves e Charles.
Para a partida, Jamesson Andrade até manteve o 4-3-3 dos últimos duelos, mas teve duas baixas importantes. Cumprindo suspensão, os volantes Igor e Alencar foram substituídos por Murilo e Anderson, que voltou a figurar como titular. Elves, Carrapeta e Jhonnatan, que tiveram bom desempenho, tiveram nova oportunidade entre os 11 nos azulinos.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui
COMO FOI
A partida começou com leve superioridade do Retrô, que se impôs no início e se fechou fazendo linhas altas para pressionar a saída do Palmas. Apesar de pouco criativa, a Fênix mostrou eficiência na finalização e saiu em vantagem: Ruan recebeu em profundidade pela direita, teve calma para driblar Nadson e chutou na saída de João.
Postada no 4-3-3 quando tinha a bola, a equipe pernambucana demonstrou intensidade ao atacar, no entanto não teve criatividade suficiente para levar perigo à meta da Arara-azul. Mesmo com maior posse, quase viu o placar se igualar em um descuido; o goleiro Lucas se atrapalhou na reposição e tocou no pé de Gio, que carregou e finalizou, mas o camisa 1 se redimiu e defendeu.

A solidez defensiva dos retroenses muito se deveu à solidez defensiva, já que teve duas linhas de 4, tendo constantes variações entre 4-1-4-1 – com maior frequência – e 4-4-2. A proposta se repetiu também ao longo da etapa final, neutralizando bem as investidas dos tocantinenses, reduzindo assim o poder ofensivo.
Para o segundo tempo, Carrapeta foi sacado para a entrada de Charles, que fez Jhonnatan ficar mais recuado e fazendo a criação das jogadas. Por meio da bola parada, contudo, os azulinos conseguiram ampliar a vantagem dos 45 minutos iniciais: Anderson cobrou falta na área, Luan deu carrinho e parou na trave; o arqueiro palmense não conseguiu afastar e Elves completou para o gol.

Logo em seguida, aproveitando a fragilidade do Palmas, o Retrô liquidou bem a fatura. Mikinha se enrolou ao receber após reinício da partida e mandou no pé de Jhonnatan, que antecipou e inverteu a bola na medida para Charles; o camisa 17 avançou e bateu cruzado, tirando do alcance e não deu chance de defesa a João.
Mantendo o 4-3-3 no setor ofensivo, a Fênix teve novas mudanças para ter o fôlego renovado: Túlio, Elano e Flávio foram substituídos por Ruan, Jhonnatan e Luan, respectivamente. A Arara podia ter diminuído com Zé Elias, que teve a oportunidade em pênalti sofrido por Luiz Fernando, contudo Lucas defendeu. No último lance, Túlio completou cruzamento de Flávio e cabeceou na trave, sem alterar o marcador.
Créditos da foto principal: Marcelo Trajano/Retrô FC